Pelo meu Sporting... #9



Finalmente, de volta! Com o portátil arranjado e moralizado para Coimbra, cá estou eu, uma (longa) semana depois. E que semana foi esta em termos de Sporting? O mínimo que podemos dizer é que a montanha pariu um...rato! É o ponto de partida para o "Pelo meu Sporting..." desta semana, não esquecendo, todavia, temas que considero bem pertinentes.

Assembleia Geral
O aviso estava dado! Começou com o rumor de que Dias Ferreira iria pedir que a A.G. fosse adiada e prolongou-se até à hora da dita, quando se viu que não havia espaço para todos os "leões" presentes. "Erro de cálculo", disse Soares Franco. Discordo totalmente! Acho até que o cálculo foi bem feito...de mais. E FSF escusava de se tentar desculpar; bastava re-afirmar que o "Benfica é maior que o Sporting". Como não somos parvos, percebiamos bem que se eles são maiores que nós e metem 4000 numa A.G., 1500 lugares bastariam.
Agora há várias maneiras de ver o que se passou e concluir acerca do mesmo. Podemos dizer que foi um bom sinal de vitalidade por parte do clube. O Sporting está vivo e ficou ontem mostrado com cerca de 3000 sócios na antiga FIL. Podemos dizer que foi mau, pensando em todos os sócios que viajaram de longe, que perderam a noite de 5ª feira (ai o meu Bairro Alto...) para estarem ali.
A minha opinião, vai causar polémica aqui dentro, bem sei, mas não me custa nada partilhá-la. Filipe Soares Franco não é burro nenhum. Vai daí, marca uma A.G. que se prevê fortemente concorrida para uma "sala de aula". Pergunto eu, será que a ninguém passou pela cabeça que, para discutir 10 anos da vida do Sporting (e não só para vender património) bastariam 1500 cadeiras? Claro que passou! Mas como disse na semana passada, nenhuma Direcção marca uma A.G. sabendo que a perde. Por isso, para mim, das duas, uma: ou FSF marcou esta A.G. para testar os sócios e ver a capacidade mobilizadora do clube leonino, ou então apercebeu-se nos últimos dias que a proposta não passava e nem ousou considerar as outras salas da antiga FIL.
E agora? Quando será a próxima A.G.? Onde? Será que vai mesmo haver? Uma auditoria às contas era o ideal antes da mesma, mas não me admiro que em vez de uma Assembleia Geral onde se vota a venda ou não de património, se vá votar muito brevemente na pessoa que queremos ver à frente do clube. Falo, claro está, de eleições antecipadas. A ver vamos...
Agora da cabeça ninguém me tira que marcar um histórico meeting para uma sala de 1500 lugares é gozar com a nossa cara!

João Moutinho
Fez ontem, 6ª feira, um ano que o Sporting bateu o Feyenoord em Roterdão com uma magnífica exibição. No fim da primeira-mão (que também acabou com 2-1), na viagem de volta para a Figueira, com a equipa do costume, lembro-me de ter dito que a 2ª mão seria quase impossível, não só pela escassez do resultado mas também pela ausência de Custódio, expulso em Alvalade (o meu optimismo habitual...).
Quis o puto Moutinho que eu estivesse enganado! Jogou, jogou, jogou e contribuiu de sobremaneira para a vitória do Sporting.
Mas não foi nesse dia que vi que tinhamos jogador. Foi um mês antes. No 3-3 da Luz, para a Taça, contra o "SL Benfica e António Costa", o "puto", ao pegar na bola e ao marcar um pénalti debaixo daquela pressão, deixou-me...arrepiado!
50 jogos seguidos, muitos passes fantásticos, muitos quilómetros percorridos, muitas alegrias dadas, alguns golos marcados e... muita esperança neste João que já é uma certeza!

Scolari
É verdade: também eu vou falar do "chefão"! Sinceramente, gosto da Selecção, mas não ligo muito. É um defeito, eu sei, mas o meu Sporting sempre veio primeiro. Sinceramente, também, nunca gostei muito de Scolari. É um homem simpático, apela bem às massas, tem um estilo duro mas...tecnicamente é muito fraco. Porém, não é isso que me faz escrever sobre ele.
Entrando talvez numa onda de "nacional porreirismo", quiça encantado com o novo pijama, perdão, equipamento, da Selecção, Scolari decidiu que Simão e Nuno Gomes andavam cansados e então não os convocou. Descobriu inclusive que Quaresma é bom! Esqueceu-se foi que Simão e Nuno Gomes são rivais de Quaresma e de Caneira e lutam pelos mesmos objectivos.
Anda um mãos largas este senhor que de bom falante da língua de Cromwell tem muito pouco, mas que de representante das maiorias tem muito.
Mais uma ajuda gloriosa a juntar a tantas outras...

Sobe e Desce da Semana

Sobe - Sócios do SCP
Apesar de só merecermos 1500 lugares, provámos que estamos bem vivos e que não vai ser fácil a quem quer que seja vender-nos "património por lebre"...

Desce - João Rocha
Aí está ele! Um verdadeiro pistoleiro e, desta feita, bem melhor que o Elpídio. Lá estava ele no fim da A.G. que nunca começou a dizer que "isto era uma vergonha... aquilo era pior... que a culpa era do Roquette... que o FSF sabia de tudo..." etc etc. Um mestre na arte de maldizer!

Reflexão da Semana
É verdade que não gosto de Filipe Soares Franco. O seu ar de bêbado na Suécia, aproveitando a morte do Papa para falar de Pinto da Costa, enojou-me. Os seus comentários sobre Ricardo quatro dias antes de uma Final Europeia deixara-me boquiaberto. O seu projecto preocupa-me. Mas alguém é capaz de me explicar vantagens em apoiar o projecto de Dias Ferreira? E o do Luís Peças? E o de Abrantes Mendes? Pois, parece-me que não!

Frase da Semana“Quem é que paga o dinheiro da minha deslocação? És tu?”
Sócio do Sporting, para Soares Franco no fim da A.G.

Foto da Semana

Quero mais 50!

Até para a semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário