Pelo meu Sporting... #8



Antes de mais, queria pedir desculpas a todos pelo facto desta crónica não ter saído ontem, mas motivos pessoais impediram-me de tal. Não prometo que saia sempre à 5ª, porém deixo a minha palavra que me esforçarei todas as semanas para que tal aconteça.

E esta semana, para não concentrar muito o Porta10A apenas nas eleições do Sporting (volto a repetir, modéstia à parte, que o tema tem sido muito bem acompanhado aqui dentro), optei por fazer um apanhado geral de assuntos ligados ao nosso clube, obviamente sem esquecer (porque é impossível) temas quentes como a A.G. da próxima 5ª feira. Gostaria também já de afiançar que, salvo indisponibilidades com as quais não estou a contar, estarei presente em meu nome e do Porta10A no antigo pavilhão da FIL, dia 23, para posteriormente contar aqui tudo o que se passou.

Vamos lá então começar a falar do nosso grande Sporting:

Futebol
Finalmente, assentámos! Amanhão jogamos com o Paços de Ferreira e hoje meti-me a pensar no mesmo jogo, mas na primeira volta. E perguntei a mim mesmo "esse jogo teve alguma coisa de boa?" Por acaso teve. Marcou o regresso de um homem, um grande jogador de futebol: o guarde redes Ricardo. Foi nesse jogo que Nelson se lesionou, perdendo a titularidade para o Labrecas que voltava assim após o tão falado período de desgaste físico que se repercutia nos relvados. A partir daí, não mais voltámos a ver exibições sofríveis do 76 e a imprensa, quiça mais incomodada com as campanhas vitoriosas do clube dos 6 milhões esqueceu-se de continuar a "bater" no nosso guardião. As melhorias da defesa são uma causa da subida de forma de Ricardo, mas não são menos consequência do mesmo, na medida em que a tranquilidade oferecida é recíproca. Não nos podemos também esquecer que Co e Koeman deram uma pequena ajuda: com Baía e Quim no banco, a pressão mediática diminui.
Agradecemos nós, Sportinguistas, e agradecerão todos os Portugueses quando, na Alemanha, Ricardo brilhar.

Assembleia Geral
Aí está ela! Finalmente, ao fim de vários anos, vai-se discutir Sporting! Prevê-se "casa cheia" na antiga FIL. Chuva de personalidades importantes na vida do Sporting, mas acima de tudo, sócios. Sócios com voz, com legitimidade para se fazerem ouvir. Tenho em crer que será um dos momento mais importantes da "história moderna" do clube de Alvalade. Creio que uma noite é pouco para discutir 10 anos de um Projecto que sofreu vários desenvolvimentos/alterações e que foi responsável, tanto de factores positivos como a construção de um estádio novo, de uma Academia, do regresso do Sporting aos títulos, como de factores negativos como a dívida brutal do clube de Alvalade, o afastamento dos sócios, a elitização exacerbada ou o desprezo para com as modalidades.
Referir que o "Projecto Roquette liquidou o Sporting" tem tanto de exagerado como a frase "se não fossem dois aviões a baterem em torres em Nova Iorque, o Sporting não estava como está" tem de hipócrita. Infelizmente é esse o grande problema neste momento, para mim: não há um meio-termo, não te havido bom senso, quer da actual Direcção (que está a utilizar o factor "medo" para nos fazer votar neles), quer da oposição que se preocupa, sobretudo, em criticar e em entrar em ataques pessoais, não sugerindo nada de novo, alternativas concretas.
Porém, o essencial na Assembleia não será ver ou esperar novos candidatos. Será aprovar (ou não) a alienação de património. Sinceramente, a minha opinião, é que vai passar. Quanto mais não seja, pelo triste, mas ao que parece permitido, cacique. Alguém duvida que Soares Franco não vai para a A.G. ... precavido?!?!

Dias da Cunha
O ex presidente do Sporting resolveu esta semana "partir a loiça" toda. Traído pelas palavras de Soares Franco, traído por todos aqueles que julgava que estavam com o próprio aquando da sua forçada saída, Dias da Cunha, inclusive, apelida de "repugnante" o projecto do actual homem forte do Sporting. Considera Dias da Cunha que não faz sentido vender património, nem tampouco faz sentido "futebolizar" o Sporting. Não discordo do que diz, contudo acho que sofre de memória curta. Se pudesse (e até tenho muita estima e admiração pelo senhor), gostaria de lhe fazer algumas perguntas que aqui deixarei expressas (às quais ele certamente me sabia responder).
- Faz sentido ter uma Alvaláxia perfeitamente decadente, entregue a feiras de artesanato peruano, chileno, etc etc? (Bem sei que se pode rentabilizar, mas diga-me Dr. Dias da Cunha, a Alvaláxia "apodreceu" no reinado de quem?)
- É contra a extinção de modalidades no Sporting, mas alguma vez, enquanto Presidente, veio a público, defender ou falar na necessidade suprema de um clube com os pergaminhos ecléticos do Sporting possuir um Pavilhão? Mesmo que não fosse da sua responsabilidade, era Presidente! (Eu, como sócio do Sporting, prefiro um Pavilhão a um Holmes Place)!
- Sendo contra a centralização do Sporting no futebol, porque se deixou arrastar então num turbilhão de acontecimentos relacionados apenas e só com a equipa de futebol profissional, batendo com a porta e entregando o clube a Soares Franco?

E agora a única grande crítica directa que faço ao Dr. Dias da Cunha: se, como disse, a conversa de Soares Franco de ser muito virado para o futebol profissional já era uma coisa antiga, como teve coragem de lhe deixar o clube nas mãos? Esta sinceramente é que me custa a engolir.
Repito a estima que tenho por um homem que sempre defendeu o Sporting, mas contradizendo-se assim, pode soar a encomenda, a entrevista que deu (quero mesmo acreditar que assim não foi).

Sobe e Desce da Semana
Sobe - Carlos Martins
Na semana passada destaquei o azar que o perseguia e que, acreditava, o colocaria de fora no jogo de Setúbal. Quis o Destino que eu estivesse errado. O "futuro capitão do Sporting" jogou, partiu aquilo tudo e trouxe 3 pontos de Setúbal! De pouco valeram as tristes lamúrias de um balão, claramente a precisar de mudar de... Hélio.

Desce - Liga de Clubes
O simples facto de aceitar a queixa de um atrasado mental (desculpem, mas já estou farto) do calibre de Rui Alves, fala por si. Espero que não haja castigos, senão, pela primeira vez, a minha crónica corre o risco de descer de nível!

Reflexão da Semana
Primeiro foi Liedson. Muito bom! Renouvou, acabou a novela. Porém pergunto, não era preferível, em vez de querer mediatizar o acto, de querer fazer dele bandeira eleitoral, ter renovado com o Levezinho há mais tempo? É que assim, em vez de se gastarem 8,5 milhões de euros, podiamos ter gasto "só" 6 milhões, por exemplo. O que vale é que o clube está bem de finanças.
Pior ainda, o alarido, o espectáculo dado por esse grande artista (desculpem mas não o engulo por nada), o Sr. Rui Meireles. "É um jogador que está no clube já há alguns anos e temos acompanhado o seu desenvolvimento como atleta e como pessoa. Como o Sporting aposta na sua formação, entendemos que era a altura de prolongar a ligação contratual", foram as palavras do dirigente leonino, acerca do prolongamento do contrato de Fábio Paim. Justificar a renovação de um juvenil, em cima de eleições quase, por muito pseudo-futuro-craque que este venha a ser, leva-me a crer que está tudo a perder o juízo para as bandas de Alvalade.

Frase da Semana
"Não sou trunfo eleitoral"
Paulo Bento, 17/02/06

Imagem da Semana

Aguentem-se, que vai ser assim até 2010...

Nota: Queria desde já também avisar que nesta próxima semana me vai ser muito difícil "postar" uma vez que as aulas recomeçam (em Lisboa) e de momento, lá, encontro-me sem computador. Apenas a Faculdade me pode "salvar" e mesmo assim o acompanhamento não será tanto como o desejado. Desde já peço desculpa, mas felizmente esta situação é provisória.

Sem comentários:

Enviar um comentário