Leões passam no exame!


(imagem Record.pt)

Académica 0 - Sporting 3 (Moutinho, 1m; Liedson, 57m; Nani, 91m)

Aqui vamos, somando e... rindo! Bela vitória do Sporting, ontem em Coimbra, mesmo sem atingirmos um nível exibicional que nos deixe totalmente satisfeitos. Porém, continuo a dizer que, nesta altura, importantes são os pontos e aí temos estado irrepreensíveis. 5 jogos, 5 vitórias!

Paulo Bento, como se estava à espera, provocou algumas alterações no 11 inicial. O Sporting começou com Ricardo, na baliza; Abel, Tonel, Polga e Caneira, na defesa; Custódio, Moutinho, Nani e Romagnoli, no miolo; Liedson e Deivid, lá na frente.

E que melhor começo para a partida poderíamos ter desejado? Estava eu a entrar no estádio, depois de uma péssima organização me ter feito esperar 45 minutos para entrar, quando Deivid isolado remata, sobrando a bola para Moutinho que abre assim o marcador. Começámos a ganhar! Partimos então para bons 25 minutos com belas jogadas de entendimento num meio campo, onde o único a destoar foi Nani. Um segundo golo matava o jogo e esteve prestes a acontecer quando, ao minuto 24, Romagnoli e Deivid, numa jogada fantástica, serviram Liedson, mas o "levezinho" chegou atrasado. A partir daqui...o Sporting perdeu-se. Não havia transição defesa-ataque (ai a falta que ainda vai fazendo Sá Pinto...) e a Académica podia ter empatado em algumas ocasiões por Serjão, Filipe Teixeira ou Joeano. O intervalo chegava na altura certa.

Na 2ª parte, a Académica entrou a pressionar mas, contrariamente ao que aconteceu no fim da primeira em que o Sporting não conseguia jogar, desta feita o domínio era totalmente consentido e os de Coimbra não logravam criar lances de apuro para a baliza de Ricardo. Até que ao minuto 57, ele resolveu acabar com as dúvidas. Polga alivia, Hugo Alcântara falha, Liedson pára de peito, pé esquerdo... 0-2! Um golaço de fora de área que o nosso 31 já merecia pelos últimos jogos. A partir daqui, a Briosa lançou-se desesperadamente para o empate, mas o único lance de perigo que criaram foi um pontapé de N'Doye que Ricardo defendeu com mestria. Logo depois, é Liedson que tem novamente o golo nos pés, falhando incrivelmente, demonstrando até algum egocentrismo pois tinha Deivid isolado ao seu lado. Aos 87 min, com o jogo resolvido, o infeliz Pedro Roma, talvez a lembrar-se que tem mais de 30 anos e uma carreira sem títulos, talvez a lembrar-se do golo que Liedson lhe marcou, ou simplesmente, talvez porque é parvo, decide mostrar que ontem estava mais virado para o pugilismo do que para o futebol, soca Liedson na cara. Vermelho, obviamente, pénalti e...golo! Nani, o homem que menos merecia o golo naquele Sporting de ontem, não deu hipóteses a... Gelson!
O jogo terminaria pouco depois!

Leão a Leão
Ricardo (4) - Continua em grande forma. Mais uma vez providencial, evitando o golo de N'Doye.
Abel (3) - Sentiu algumas dificuldades a atacar, mas esteve seguro como sempre.
Caneira (3) - Incrivelmente nervoso, viu um amarelo por nada. Subiu de produção na 2ª parte.
Polga (4) - Está... irreconhecivel! Quem o viu neste início de época e quem o vê agora. É o melhor elogio que se lhe pode fazer.
Tonel (4) - Forma com Polga um grande dupla de centrais. Seguríssimo ao longo dos 90 minutos.
Custódio (3) - Dá sempre pouco nas vistas e as suas exibições são sempre como a da equipa: quando estamos em alta, faz belos jogos; quando perdemos o meio-campo anda à deriva. Cumpriu.
Moutinho (3) - É, parece que se habituou. No sítio certo, à hora marcada... golo! De resto, o mesmo Moutinho de sempre! Está tudo dito.
Romagnoli (3) - Enquanto tem pulmão é... fantástico! Toque de bola de sonho, visão de jogo acima da média, só lhe falta aguentar 90 minutos para ser titular indiscutível.
Nani (2) - O elo mais fraco. Jogo fraquíssimo. Sempre perdido, egoísta... Nota claramente "ajudada" pelo golo que marcou.
Deivid (4) - Grande jogo! Para mim, o melhor de Deivid desde que chegou ao Sporting. Lutador, a jogar para a equipa. Uma agradável surpresa.
Liedson (4) - O que é que se pode dizer de um jogador que luta como mais nenhum, que segura a bola como poucos, que tem técnica para dar e vender, que marca um golo daqueles, que ganha um pénalti? Que foi o melhor do Sporting!
João Alves (3) - Entrou bem, ajudando a segurar o meio campo.
Douala (2) - Boas combinações com Liedson.
Hugo (-) - 10 minutos em campo.

Paulo Bento - Continua em grande. Ontem não percebi porque manteve Nani em campo, com uma exibiição tão miserável. O Sporting continua sem encantar, mas os resultados são uma realidade inegável. Nota 4.

O Árbitro
Jorge Sousa - Arbitragem "à portuguesa". Muitas faltas, faltinhas a meio campo e um amarelomal mostrado a Caneira. Sem influência no resultado. Nota 3.

Destaque para o ambiente vivido ontem no Estádio Cidade de Coimbra. Há muito que não via assim os adeptos do Sporting como a equipa. Fantástico! Cantar 90 minutos, apoiar sempre. Os Sportinguistas acreditam! Gostei mesmo muito de ter estado em Coimbra ontem!

Concluindo, o Sporting está no bom caminho. Com maior consistência no meio campo, com menos "espaços mortos", ao longo do jogo, o Sporting pode aspirar a algo esta época. 2 jogos agora em casa, para vencer e continuar a sonhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário