Pelo meu Sporting... #6



Saudações Leoninas! Esta semana (sim, a semana em que fomos humilhar 60000, ou 6 milhões, ou o que preferirem), apercebi-me que os nossos adversários, afinal de contas, são nossos amigos. Se bem se lembram, na semana passada, estávamos "mortos e enterrados". Íamos jogar contra o "poderoso Benfica" e o Sporting "seria atropelado". Isto dito no típico tom jocoso benfiquista, em vez de nos destruir, em vez de nos obrigar a procurar desculpas para uma mais do que certa derrota, uniu-nos! Tenho para mim que, caso não tivéssemos sido goleados pelos lampiões antes do jogo ter começado, não teríamos dado aquele baile que demos na Luz.

E esta introdução vem a propósito de quê? Digamos que isto é o ponto de partida para o tema da crónica desta semana: o Sporting e as suas (más...ou que o deveriam ser) relações com outros clubes.

Como todos sabem, esta semana calha-nos receber o difícil Nacional da Madeira. Apesar de não apreciar muito os alvi-negros da Pérola do Atlântico, nada me move contra o clube que tem como claque umas senhoras que sempre que as ouvimos na televisão nos sentimos transportados para o Santuário de Fátima, no dia 13 de Maio. Nada? Bem, se calhar, até há!
Dizem que é engenheiro de profissão. Dizem que está envolvido em "n" negociatas obscuras na ilha da Madeira. Dizem que sabe muito sobre como aliciar árbitros. Ele diz que até percebe de meninas e das várias vantagens que isso pode trazer ao clube. Diz que o presidente do Marítimo (até o tenho como um homem sério) é "ladrão".
Até aqui, pouco me importa. O pior é que esta criatura diz que o Sporting é igual ao Nacional. Abram alas para...Rui Alves, o típico dirigente desportivo português. Pinta de "chulo", pontapés na gramática, ar de mafioso... As suas fantasias com o Futebol Clube do Porto, já por duas vezes o levaram a prejudicar intencionalmente o Sporting no que toca a transferências. Por tudo isto, e muito mais, resolveu-se que com o Nacional do Alves, não há relações instituicionais. E ainda bem!

Mas infelizmente, não é só Rui Alves que gosta de se rir à custa do Sporting. Outro exemplo de clube com quem não se negociariam mais jogadores, seria com o Vitória de Guimarães. E porquê? Sporting quis Meira; Meira foi para o Benfica. Sporting quis Pedro Mendes; este foi campeão europeu no Porto; Sporting quis Benachour; "não, não o vendemos". O que vale é que nós somos porreiros, querem ver? Guimarães precisa de avançado? "Tomem lá o Silva". Guimarães não tem defesa direito? "Querem o Mário Sérgio?" Guimarães ainda precisa de defesa esquerdo? "Calma que Paíto vai a caminho; e já agora pelos serviçoes prestados ao Sporting, levem também o Clayton!"

Se continuarmos a passear pelo Minho, certamente que daremos conta que Braga está perto de Guimarães! E o Sporting local, tirando agora esta do Abel, não merece também grande crédito. É pena é que quem manda não se importe, como eu me importo, que lhe seja pedido "meio mundo" por João Alves ou Wender, mas que se ofereçam Ricardos Rochas ou Tiagos. Deve ser da cor da camisola...

Mas é melhor não irmos por este caminho. O contexto actual merece é uma "coexistência pacífica". Ao invés, nem Académica ("Marcel, este mês não treinas...), nem Gil Vicente ("o João Pereira vem para nós...já sabem o que temos de fazer esta semana não já?"), nem o Setúbal ("ó para mim aqui na conferência de imprensa!"), e estes são só alguns exemplos, nos podem servir.

Das duas, uma: ou há uma postura de força e o Sporting marca de vez a sua posição, como o fez agora com o Nacional, ou vamos continuar a ser o clube das boas pessoas, que todos enganam!

Sobe e Desce da Semana:

Sobe: "e quem não salta é lampião"
Sábado, 28 de Janeiro, 19h45, Estádio da Luz. Mais palavras para quê?

Desce: Violência
Estava tudo à espera que houvesse confusão no derby. Correu tudo pelo melhor. As bocas do costume, uma chapada aqui, uma bastonada acolá. Nada de grave. O pior é que no Domingo de madrugada, alguém achou que Co Adriaanse merecia pagar, por exemplo, pelo facto de, citando o portista Rui Moreira, "Hugo Almeida não ter servido sequer para fazer uma tabela". O treinador muitas vezes tem culpa e o holandês abusa! Mas aquilo não se faz!

Reflexão da Semana
Já fui algumas vezes à Luz. Por acaso, só lá perdi uma vez (e por pénaltis). A "curva Sporting" dá sempre um festival descomunal naquele estádio. Porque é só desta vez é que o Sr. Rui Meireles nos resolveu ir agradecer? Reconhecimento, sim! Hipocrisia, espero que não!

Frase da Semana
"O nosso objectivo não é a Taça Uefa"
João Moutinho, 02/02/06

Até para a semana! FORÇA SPORTING!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário