Pelo meu Sporting... #2



E na semana em que o Carnaval chegou mais cedo, mais propriamente ao Aeroporto da Portela (com sotaque brasileiro e tudo), regressa também o Campeonato e com ele as dores de cabeça, os suores frios, os nomes chamados ao Moutinho quando ele falha um passe, ao Douala quando corre sozinho para nenhures etc etc. Enfim, vocês sabem do que estou a falar… Acabou-se o descanso que estas férias natalícias nos tinham proporcionado. Mas quando marcarmos, aposto que todos vão logo pensar “já tinha saudades disto!”.

Esta semana, o tema principal da minha crónica será o futuro da equipa de futebol do Sporting para o que resta deste campeonato. Não querendo armar-me em Zandinga e entrar numa de futurologia, nas próximas linhas escreverei o que penso acerca dos novos reforços e do actual estado da equipa de futebol tendo em conta os jogos que se avizinham.

Começarei pelas saídas. Rogério, Pinilla, Varela, Wender, Semedo, Silva, Paíto e Edson foram os homens que abandonaram Alvalade. Friamente, o único que era titular indiscutível era Rogério. Fará falta o lateral direito, se bem que era um jogador adaptado à função. Quanto ao chileno, gostava dele. No início critiquei-o muito, mas acho-o um bom jogador a quem, tal como aconteceu com Dani, não lhe sobra muita vontade para jogar à bola. Talvez, viesse agora a fazer falta, uma vez que Deivid, graças à grave doença da mulher (gravidez…) não conseguiu abandoná-la e comportar-se como um profissional a sério, Douala estará na CAN e Sá Pinto não aguenta uma segunda volta inteira ao mais alto nível. A saída de Silva foi boa para as duas partes, já Wender (que por motivos pessoais me deixava satisfeito vê-lo no Sporting) tomou a opção correcta e foi para Braga. É o caso de mais um negócio do Senhor-do-Ténis que gastou com ele 1 milhão de Euros. Penso, todavia, que tinha potencialidade para ter dado muito mais ao Sporting. Os nossos “putos”, fico contente pela rodagem, que o mais importante nesta fase é jogar. Paíto assim o entendeu e rescindiu com o clube, com o qual terminaria contrato daqui a 6 meses. Já Edson, não percebi… Sinceramente, acho que só Rogério fará mesmo falta, sendo que Pinilla, Wender e Edson ainda poderiam ser úteis.

Terão sido bem compensadas as saídas? Mais do que as compensar, era necessário equilibrar o plantel! A defesa precisava de mais um central e para esse lugar fomos buscar Marco Caneira. Quem me conhece sabe que era e sou contra a vinda deste jogador, não pela sua indiscutível qualidade, mas pelo seu passado como “não-Sportinguista”. Há valores dos quais não me desvio um milímetro… Dada a saída de Rogério, era obrigatório contratar um defesa direito. O escolhido foi Abel e, tendo em conta o valor do jogador e do negócio, foi, para já, uma escolha acertada. Faltava ainda um médio que transportasse jogo. Desta feita, foi-se buscar um jogador que apesar de ter sido campeão do Mundo sub20 e uma das figuras da sua geração, andava perdido no fundo da tabela classificativa mexicana e com antecedentes de lesões preocupantes. A ver vamos o que vai dar…
Quando falta apenas, segundo o Presidente, um avançado para se fechar o plantel, nenhum destes reforços é “galáctico”, mas também André Cruz, Mpenza e César Prates não o eram.

E agora? Teremos plantel para lutar pelo título? O mês de Janeiro o dirá. 3 deslocações difíceis (Braga, Belenenses e Benfica) e uma recepção ao sempre complicado Marítimo.
O plantel oferece garantias. Na baliza Ricardo tem estado em grande forma. No lado esquerdo da defesa, Tello e André Marques disputarão até ao fim da época o lugar, sendo este para mim o sector mais fraco da equipa. A não ser que lá jogue Caneira… No lado direito, Abel deverá levar a melhor sobre Miguel Garcia. No centro da defesa, quatro alternativas credíveis. Tonel, Polga, Beto ou Caneira deixam-me tranquilo. O meio campo permite a Paulo Bento a utilização de vários esquemas tácticos. Como joga sempre com um trinco, Custódio disputará lugar com Loureiro. Mais à frente, Sá Pinto, Moutinho, Martins, Romagnoli, João Alves ou Nani para 3 lugares. No ataque, Liedson, Deivid e Douala, mais o próximo reforço para os dois homens da frente.
Parece simples, não parece? “Agora escolha”, Paulo Bento…

Sobe e Desce

Sobe
Pela segunda vez, Filipe Soares Franco. Está-me a surpreender. Pose, elevação, respeito, fuga a polémicas... Gostei de o ver falar abertamente da renovação de Beto. E de não precisa de andar ao estalo para ser respeitado. Teremos candidato?

Desce
Polga e Deivid
. São profissionais. Pagos principescamente. São pagos para fazerem uma coisa que gostam. Eu jogava no Sporting de borla, se me pedissem! Espero que Paulo Bento os castigue exemplarmente.


Reflexão da Semana
Violência nos aeroportos, negociatas obscuras, capangas justiceiros, presidentes corruptos, exploração dos pequenos que, sugados até ao tutano (porque querem!), são obrigados a fechar as portas, rescisões em massa, verdade desvirtuada, vencedores fabricados, prostitutas pelo meio… América Latina? Não…Futebol Português!

O que nos vale é que somos do Sporting…

Sem comentários:

Enviar um comentário