Sporting 0, Porto 1



O Sporting apresentava os mesmo 11 de sempre. Antes do jogo, e porque a fé move montanhas, tudo parecia encaminhado para o desfecho do costume (10 últimos jogos), uma vitória sofrida, mas uma vitória! Pelo menos para mim. Talvez subvalorizando o adversário, talvez encantado pelo fantástico trabalho de Paulo Bento. Não sei. Mas este jogo não podíamos perder. O destino não iria ser tão cruel. Mas foi.

O Porto ganhou, festejou o título, e bem. Foi o mais regular ao longo de todo o campeonato, mesmo jogando sempre a meio-gás (é isso que me irrita e entristece profundamente!). Nunca deslumbrou, nunca fez exibições vistosas, como o Sporting do ano passado, por exemplo. Mas chegou. Chegou para bater a concorrência.

Podia-me desculpar com o orçamento (muitíssimo superior) dos nossos rivais, mas a minha principal razão de queixa não é essa. Nem sequer as arbitragens. Usando uma expressão do meu amigo Fernando, "não se pode dar 10 jornadas de avanço aos nossos adversários". Há que preparar melhor as épocas, e assumir responsabilidades. Senão estaremos sempre condenados a isto.



Em relação ao jogo propriamente dito, não o vou analisar minuciosamente, até porque o Fernando já o fez, e muito bem!
O Sporting não foi capaz de sacudir a pressão, e nunca se encontrou verdadeiramente dentro de campo. Regra geral, os jogadores estiveram em claro sub-rendimento, e o Sporting, exceptuando a jogada que culminou com o remate de Moutinho, não criou oportunidades de golo.

O Porto fez o seu jogo, apostando claramente no zero a zero, e na única oportunidade de golo flagrante que criou, acabou com as dúvida sobre a questão do título. Soube aproveitar-se, na minha opinião, da inexperiência de Paulo Bento, que quis ganhar a todo o custo (quando pôs a equipa a jogar em 3-3-4), não sabendo preservar o empate.



Positivo:

» O extraordinário ambiente de festa na tarde sportinguista. Bom tempo, muita gente, muita alegria, convívio, música, cânticos, e a nível pessoal, mais uma magnífica viagem do Porta 10A e seus acompanhantes! Isto é o melhor que o futebol tem!

» O que eu apelido de "efeito Alvalade". É sem dúvida o estádio de Portugal que mais pressão cria nos intervenientes do jogo. Ontem não foi excepção. As coreografias concertadas entre o Sporting e as suas 3 claques, os cânticos e os assobios, pressionaram e muito! Conseguiram até expulsar Bosingwa!

» A homenagem ao Professor Moniz Pereira.

» A vistosa coreografia da secção de ginástica do Sporting ao Hino do Centenário "Leão de Fogo" ao intervalo. Porque o Sporting não é só futebol!

» Anderson Polga, mais uma boa exibição. A fazer esquecer o Polga de outros tempos, e a mostrar, o porquê de ser campeão do mundo.

» O aplauso de pé à equipa no fim do jogo. Os míudos, orientados por um jovem treinador, fizeram uma segunda volta fantástica, bateram-se como leões e venceram muitas adversidades... temos futuro! E o público de Alvalade soube reconhecê-lo.


Negativo:

» Duarte Gomes, não que tenha tido influência directa no resultado - Quaresma deveria ter sido expulso, mas Bosingwa foi-o mal - mas foi uma desgraça total para o espectáculo. Sem classe, sem bom senso, com um critério apertadíssimo, protagonizou uma estúpida (posso-o mesmo dizer) exibição.

» O "efeito Alvalade" invertido, acabou por pressionar a equipa, que nunca se conseguiu acalmar e libertar. Não é desculpa, mas foi mais um factor que acabou por desestabilizar.

» Sá Pinto, o jogador mais experiente do Sporting, após ver o primeiro cartão amarelo, jamais poderia entrar daquela maneira, a meio-campo.

» Paulo Bento. A sua posição nunca será posta em causa por mim, aliás, só lhe tenho a agradecer e saudar o magnífico trabalho realizado até aqui. Mas ontem Paulo Bento errou duas vezes. Ao não re-equilibrar o meio-campo, após a expulsão de Sá Pinto e ao querer ganhar o jogo a todo custo, passando a jogar com três centrais.

» A animação antes do jogo. Provocar um adversário, quando estamos a jogar contra ele, eu aceito (quem não se lembra de um nosso "ilustre conhecido" com um belo cachecol do Liverpool, na Luz), mas eu sou do Sporting! Só! Não sou do Barcelona... e não posso aceitar que o meu Clube entre neste género de provocações. Assim como substituir o hino do clube, na entrada das equipas, pela Canção de Lisboa, foi de muito mau gosto. Espero que alguém esteja atento a isto.

SPORTING SEMPRE!


E o título fugiu mesmo...

Sem comentários:

Enviar um comentário