Até para o ano...



Sporting C.P. 0 - F.C. Porto 1 (Jorginho, 85m)

Mais uma vez... falhámos! Já começa a ser sina, para aquelas bandas, perder a época no fim, contra um concorrente directo. Então se for em Alvalade, com ambiente de festa, numa tarde de sol espectacular, é quase certo que acabamos a noite a chorar. É o nosso Sporting, não há nada a dizer!

Ontem, perdemos e perdemos bem! O F.C. Porto foi sempre mais equipa, num jogo em que não sendo brilhante, muito longe disso, fez o seu jogo. Veio jogar para o empate, enquanto o Sporting não arriscava. Quando Paulo Bento o fez, o F.C. Porto matou o jogo e, consequentemente, o campeonato. Foi mais um final triste!

O Sporting alinhou com: Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Caneira; Custódio, Moutinho, Carlos Martins, Sá Pinto; Deivid e Liedson.

Ambiente fantástico quando as equipas subiram ao relvado. Tinhamos tudo para ser campões! "Já vi este filme" pensei eu.
O início do jogo mostrou um Porto mais mandão, um Porto que controlava os acontecimentos. Quaresma criava perigo sempre que tocava na bola e o Sporting, pura e simplesmente não conseguia atacar, dada a força do meio campo do Porto. Ao minuto 14, veio a única ocasião de golo do Sporting em todo o encontro: grande combinação de Deivid e Moutinho, que o português não aproveita. A partir daí, o Sporting tomou conta do jogo mas sempre com o consentimento da turma azul e branca, que dava o meio campo mas não deixava o Sporting criar perigo. Até ao intervalo, um fantoche de preto, que quis ser o homem do jogo, distribuía cartões sem dó nem piedade por todos os jogadores que fizessem faltas. Esqueceu-se só de um... vermelho a Bosingwa.

Com a 2ª parte, pensava-se que o Sporting se lançaria para cima do F.C. Porto. Não aconteceu. A exibição continuaria pálida, sem chama, sem criatividade, contra uma equipa que sabia bem o que queria e como o conseguir. O minuto 51 é daqueles que poderiam ter mudado os acontecimentos, caso o árbitro quisesse. Quaresma, que já tinha um amarelo, agride sem bola Tonel. Todo o estádio viu, Duarte Gomes não! Se já sabíamos que não podíamos contar com o árbitro, o que é que terá passado pela cabeça do homem mais experiente em campo ao minuto 62? Sá Pinto é expulso de forma estúpida, após carga duríssima sobre Paulo Assunção. Passados 4 minutos e com 20 de atraso, Duarte Gomes decide (mal) expulsar Bosingwa: de novo, em igualdade numérica. O Sporting subia no terreno, com as entradas de Nani, Douala e Koke, mas era o Porto através de Alan que começava a dar a entender que poderia resolver. Jorginho, entretanto, obrigara Ricardo à defesa da noite. E, tal como no ano passado, a 5 minutos do fim do jogo, o título fugiu de vez. Após mau corte de Tonel, Jorginho, isolado por Adriano, fuzila Ricardo. Até final, tentámos... mas já todos sabiam que era impossível.

Leão a Leão

Ricardo (3) - Por vezes intranquilo, esteve, na maior parte das vezes, seguro, fazendo inclusive uma enorme defesa. No golo, nada a apontar.
Abel (2) - Tarefa muito complicada. Foi pelo seu lado que o Porto mais atacou. Levou com Quaresma e com um Alan inspirado.
Tonel (2) - Exibição abaixo das suas capacidades. Ficará para sempre ligado ao golo, após um mau corte. Bem a defender, péssimo a sair a jogar.
Polga (4) - Mais uma exibição acima da média. Secou Benny e tentou levar a equipa para a frente. O melhor do Sporting.
Caneira (2) - Estranhamente apático.
Custódio (3) - Boa exibição. Nos momentos de maior aflição foi dos mais lúcidos, conseguindo colocar alguma calma no meio campo. Ganhou muitas bolas.
Moutinho (3) - Não conseguiu, na primeira parte, libertar-se do meio campo portista. Subiu de rendimento na 2ª.
Sá Pinto (1) - Desiludiu-me. Com uma atitude estúpida, foi ele o responsável pelo princípio do fim.
Carlos Martins (3) - Na 1ª parte, foi dos poucos a agitar as bancadas. Perdeu fulgor depois do intervalo.
Deivid (1) - Mais um jogo muito fraco do brasileiro que passou completamente ao lado do Clássico. A repensar a sua titularidade.
Liedson (2) - Muito só, mal servido, não foi capaz de fazer a diferença.
Nani (2) - Agitou as águas do meio campo mas foi pouco.
Douala (1) - Infelizmente, anda desmotivado. Não é o "nosso" Douala.
Koke (1) - Nada de relevante.

Paulo Bento - Apesar do resultado de ontem, ninguém pode esquecer a brilhante campanha do jovem treinador do Sporting! Todavia, ontem falhou. Quis tanto ganhar que perdeu! Mas não me atrevo a dar-lhe nota negativa, tendo em conta que queria ganhar mesmo o jogo. Porém, foi demasiado ousado quando tirou Abel, ficando o meio campo demasiado desprotegido, ainda para mais, quando a defesa ficaria só com 3 elementos. Traído por Sá Pinto, arriscou muito. Em vez de Koke, na minha opinião, poderia ter entrado João Alves ou mesmo Luís Loureiro. Mesmo assim, nota 3.

O árbitro
Duarte Gomes
- Muito fraco! Quis assumir o protagonismo mostrando cartões com um critério demasiado apertado que, se mantivesse até ao fim, certamente expulsaria 5 ou 6 jogadores de cada lado. Nada a apontar na expulsão de Sá Pinto, ficaram por mostrar vermelhos a Bonsingwa, na primeira parte, e, o mais escandaloso, a Quaresma, na 2ª. Bonsingwa que, posteriormente, é mal expulso. Uma péssima arbitragem, a mostar o porquê de não termos um único árbitro no Mundial. Nota 0.

Concluindo: o Sporting não merecia ganhar o jogo de ontem. A exibição foi demasiado fraca para quem queria ser campeão. O título agora é praticamente impossível. Resta-nos lutar, e muito, pelo segundo lugar. O que, a concretizar-se, será uma classificação brilhante, tendo em conta as vicissitudes desta época.

Força Sporting!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário