Pelo meu Sporting... #12



Saudações Leoninas! Numa das semanas mais tristes da época, em que um só homem conseguiu sozinho estragar o esforço de 14 guerreiros que pisaram o Dragão, em que um só homem gozou com a cara de milhares que fizerem quilómetros, que gastaram rios de dinheiro, que faltaram às aulas, ao emprego, que atravessaram um temporal só para apoiar o seu Sporting, quase que me encontro sem fé para o que falta desta época. Como sabem, já sou pessimista por Natureza e, estando as arbitragens como estão, creio que “só se as coisas correrem muito mal”, poderemos ter a felicidade de festejar a conquista do Campeonato este ano. Como não podia deixar de ser, hoje vou falar de arbitragens.

Como tudo começou

No final da primeira volta o Sporting estava arrumado. A derrota em Braga liquidara por completo as aspirações da equipa, Paulo Bento era um treinador de transição e o plantel não oferecia garantias, comparativamente aos outros grandes. O próprio presidente do Nacional da Madeira metia-se com o Sporting. “É mais um ano para esquecer” terão, como eu, pensado muitos. E se a vitória em Belém podia, de alguma forma, indiciar algo de bom, o empate, logo de seguida, em Alvalade com o Marítimo voltava a transportar-nos para a triste realidade que seria a época do Centenário. Mas, vindo sabe-se lá de onde, transformando em forças as nossas fraquezas, os de Paulo Bento viram a Luz… Ou seja, vencem em casa do rival, sem espinhas, o Benfica. Seguiu-se o Nacional do palhaço Alves, o Paredes, o Vitória de Setúbal, o Paços de Ferreira, a Académica e o Gil Vicente. Do dia para a noite, Paulo Bento conseguia um milagre. Afinal o Sporting não estava acabado. Afinal Paulo Bento até percebia de bola, o plantel era bom e os reforços mais-valias. Alguma coisa tinha de ser feita…

A viragem

Talvez inspirados pela máxima que rege as vitórias dos nossos rivais em Portugal, “raramente vencer o que quer que seja sem ajudas alheias”, logo os Manhosos da nossa praça lançaram a teoria de que o Sporting andava a ser favorecido pelas arbitragens. Começam então a ser famosos os pénaltis de Tonel, por exemplo. Coisa que os árbitros, carregados de má fé, nunca marcavam. A coisa tinha mesmo de mudar…
Eis senão quando, num Sporting-Boavista, bastante importante para os Leões, Elmano Santos nos começa a “abrir os olhos”. Faltas? Nada disso… Expulsões? Para quê? E para terminar tomem lá mais 6 minutos de descontos…
Seguia-se a Académica, em Coimbra, para a Taça. E quem melhor do que uma das principais caras da pouca vergonha que é a nossa arbitragem para esse jogo? Paulo Paraty, o homem que decide campeonatos! Mais uma péssima arbitragem, a prejudicar o Sporting em tudo o que podia. Deixar jogar? Só a Académica! Mais uma vitória contra duas equipas!
Em Leiria, palco tradicionalmente difícil, com vontade de testar a força da equipa de Paulo Bento, a Liga de Clubes manda-nos Paulo Costa. Após uma primeira parte vergonha, em que brincou com os jogadores do Sporting, alguém lhe deve ter dito ao intervalo que Benfica e Porto haviam vencido. O que o fez só roubar-nos mais um pénalti e prosseguir com um fim de arbitragem minimamente decente.
Vinha o F.C. Porto no Dragão…

STOP

Na cidade do Porto, acordámos! “Já chega”, terão pensado os senhores da Liga e da Federação. Depois de um processo disciplinar bem arranjado a Tonel, Nelson e Sá Pinto veio… Olegário Benquerença. A sua arbitragem já foi dissecada em todo o lado. Uns viram bem o que aconteceu. Outros, julgando que todos são parvos, tentam branquear o trabalho de Olegário. Uma coisa é certa: o Sporting não estará no Jamor. E Olegário Benquerença tem 90% de culpas no cartório.

O Futuro

Quando pensávamos que agora as coisas iriam abrandar, voltámos a acordar para a realidade: Rui Costa, o responsável pelo empate em Alvalade com o Marítimo, o irmão do experiente Paulo, seria o árbitro do Sporting-Penafiel. Se a sua relação com o Clube do Leão se pautasse apenas por uma arbitragem menos boa…paciência! Agora, como se sabe, esta virgem ofendida, depois de roubar em campo, decidiu ir chatear para os tribunais. E processou o Sporting…
Rui Costa não tem culpa de não prestar. Não tem culpa de ser mau a fazer o seu trabalho. Pode ser que um dia ainda aprenda a apitar. Agora quem não tem nada a aprender é a Liga. Esses já sabem muito. Sabem demais…
E é por isso que não consigo acreditar que por muito que joguemos à bola, que por muito compactos que sejamos, por muito bom que Paulo Bento seja (e é!), possamos ser campeões! Estes senhores não vão deixar!

O que podemos fazer?

Temos de deixar de ser anjinhos. Não nos podem voltar a enganar! Já chega. Temos de deixar de ser o clube dos bons costumes, dos meninos ricos, das pessoas diferentes. O Pinto da Costa faz uma festinha e o senhor Presidente senta-se logo ao seu lado. Isto tem de acabar! Os árbitros têm de começar a sentir em Alvalade o que sentem no Dragão e na Luz: medo! Por isso, caso seja necessário, que se comecem a criar ambientes de verdadeiro terror para senhores como Rui Costa, Olegário Benquerença e outros que tais. Não sou apologista da violência. Mas, uma vez enganados, somos todos. Duas vezes, somos menos. Depois disso, só é enganado quem quer…

Sobe e Desce da semana

Sobe – João Moutinho
O penalti que falhou não tira o mínimo de brilho a uma época fantástica, de um jogador fantástico, de uma entrega fantástica, com um pulmão fantástico. Um pequeno génio, este Moutinho! Onde parará ele? Sinceramente… onde ele quiser!

Desce – Coligação “O Jogo”/RTP
Adorei ver na capa do pasquim “ Jogo”, um tímido “Não é penalti!” em relação ao lance de Pepe. A RTP, com profissionais íntegros como o Rui Loura, aproveitou a boleia… Gostava de saber se foi o Reinaldo que ensinou os manos Oliveira a brincarem com o Photoshop.

Reflexão da Semana
Se não tiverem mais nada para fazer, olhem para a lista de árbitros que esta semana vão apitar os jogos do Porto e do Sporting. O Costa mais novo estará em Alvalade. O Costa mais velho, em Coimbra. Porém, para o mano do Rui não ficar a chorar, deram-lhe a hipótese de apitar o Guimarães, próximo adversário do Sporting! Palavras para quê?

Frase da Semana
“Não acredito em coincidências”
Paulo Bento, 22/03/06

Foto da Semana

-Calou, que hoje quem resolve sou eu!

Contra TUDO e contra TODOS!
Sporting Sempre!!!


Até para a semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário