Pelo meu Sporting... #10



De volta! Lá diz o ditado "não há mal que não acabe (nunca deve ter ouvido falar do Benfica...), nem doença sem cura (jamais foi apresentado ao Barbas)"! Ainda não estou a 100%, longe disso, mas a "fome" de Sporting e as mensagens de apoio que li, encheram-me de força para postar (pena é que não tenham conseguido afastar a maldita febre...). Por não estar mesmo bem ainda, esta semana não houve "Prognósticos...". Como disse, nem estava para postar nada até 2ª, mas a força dada pela força que faz o blogue andar (a par do Sporting) - vocês! - falou mais alto! Muito obrigado a todos!

Como já todos sabem, vida nova no Porta10A. O nosso companheiro Tó cresceu e, agora que é um homenzinho, também já tem de trabalhar, logo é-lhe impossível dedicar-se ao blogue como dantes (apesar de saber bem que não me vais deixar aqui sozinho, lampião, porque sei que quando tiveres um tempito ainda vais escrever qualquer coisa). Mas, como estava a dizer, tempos novos se avizinham. Infelizmente, para o caso, 4 mãos escrevem mais do que duas. Contudo, espero conseguir postar, pelo menos, uma ou duas notícias por dia (provavelmente, ao fim da noite). Continuarei também com a minha crónica "Pelo meu Sporting...", e com as rúbricas "Prognósticos, só antes de jogo" e "Só um balanço". Infelizmente, o "Finta Curta" irá de "férias", mas contamos que regresse. Significa isto que, mais do que nunca, a vossa participação será indispensável! Por isso, façam lá a vontade a este leão, agora solitário, e participem nas caixas de comentários, mandem mails com sugestões, com artigos de opinião(o meu email está disponível na página)... Enfim, ajudem a tornar o Porta10A um espaço, cada vez mais, de Sportinguistas para Sportinguistas!

Bem, vamos mas é falar do Sporting!

Esta semana, estando de cama, não me foi fácil acompanhar a vida do clube. A crónica será, portanto, menos diversificada do que o habitual. E vou-me centrar nas entrevistas dadas por um homem que há muito pouco tempo fazia sonhar alguns. A outros, ainda faz acordar a meio da noite com pesadelos...

José Peseiro

Jornal Record de 25 de Fevereiro, Sábado. Última página, canto superior, uma nova secção que lá há chamada "(qualquer coisa do) Macaco". "Qual é o jornal que tem uma entrevista preparada com um antigo treinador de um grande, que só está à espera que este respectivo perca um jogo para a lançar cá para fora?". As palavras não eram bem estas, mas também não era preciso... Ninguém é parvo! "A Bola", o jornal do Manelélé, do Veiga em cuecas, da menina (coloquem-lhe mesmo o sentido pejorativo, se fazem favor) Leonor, etc, etc, teria guardada uma entrevista com José Peseiro para prejudicar o Sporting, beneficiando indirectamente o clube que, directamente, apoia! O cruzado Vitor Serpa, ao serviço do Messias Encarnado, à procura de sangue! Todavia a perspicácia do, não menos sensacionalista, "Record" estragou os plano. A entrevista tinha de sair antes! O que é que se faz então? Uma campanha "a martelo" com a SportTv e, em vez de um Calimero de Coruche, temos dois! Brilhante! Tudo em nome dos 6 milhões!

E o que diz Peseiro?
Peseiro podia ter dito muita coisa. Podia ter dito porque é que a equipa começou tão mal a época 2004/05. Podia ter dito porque é que sem Rochemback, o Sporting não funcionava. Podia ter dito porque é que jogadores como o Danny nunca tiveram a sua hipótese. Podia ter agradecido a toda a estrutura de Futebol Profissional o fabuloso plantel que lhe deram. Podia ter agradecido aos adeptos do Sporting a paciência e o amor que demonstraram pelo clube. Podia ter explicado o losango. Podia ter explicado o que o levou a ir jogar um jogo decisivo na Luz sem pontas-de-lança. Podia ter dito o porquê da revolução numa Final Europeia. Podia ter explicado (se ele não o pretender fazer, posso-o fazer eu...) qual o motivo que levou João Aroso a abandonar Alvalade no início desta época. Podia ter explicado como era o ambiente no balneário e que tipo de autoridade é que (não) impunha para fazerem dele o que faziam em público. Podia ter explicado porque é que falhamos SEMPRE nos momentos decisivos. Podia...pois podia. Mas não o fez.

Tal como Peseiro gosta de fazer, sempre o avaliei segundo critérios técnicos, tácticos, comportamentais e sociológicos (o vocabulário de José). Então cá vai o que acho dele:

Tecnicamente: Muito Bom
Tacticamente: Bom
Comportamento durante o jogo/leitura de jogo: Razoável
Relação com os adeptos: Mau
Relação com os jogadores: Péssimo

José Peseiro não gosta de ser verdadeiro. Ponto final. Não tem coragem de assumir os seus erros. Não consegue dizer que é responsável, em grande parte, pelo insucesso da época passada. Da mesma maneira que todos dizemos que um dos melhores planteis do qual nos lembramos na história recente do Sporting, jogou um futebol espectacular graças ao técnico de Coruche, este é incapaz de admitir que tem muitas culpas em tudo o que de mau aconteceu na época passada.

Julgava que não teria mais de falar sobre ele. Porém quando leio que "Nunca me foi dado o mesmo apoio que deram a Paulo Bento(...) havia um lobby contra mim, criado por Rui Jorge, Pedro Barbosa, Carlos Freitas e mais dois jogadores que ainda estão no plantel (...) Pedro Barbosa pensava mais em si próprio do que no Sporting (...)". Enfim, uma infinidade de pérolas que não conseguem esconder a frustração, o rancor, a inveja...
Em resposta a estas frases só apetecia dizer:
- Teve mais paciência da parte do Presidente e dos adeptos do que muitos treinadores teriam;
- Se havia um lobby, que o denunciasse na altura! Ou que se demitisse! Rui Jorge e Barbosa sempre deram TUDO em campo pelo Sporting. Sempre serão mais Sporting do que Peseiro!
- Peseiro não é NINGUÉM para questionar o Sportinguismo de Barbosa!

Desceu muito na minha consideração, este senhor que um dia disse que "aos meus jogadores não lhes pode faltar estabilidade".

Sobe e Desce da Semana

Sobe - Ambiente à volta da equipa
Sou sincero: há muito que não via um jogo fora como em Coimbra! O "povo verde" começa a acreditar que se pode ganhar alguma coisa este ano... Devagar, devagarinho...

Desce - Benfica vs. Porto
Quem viu o jogo, das duas, uma: ou viu com um grupo de amigos e ainda se distraiu a mandar umas bocas (o que aconteceu comigo), ou... adormeceu! Muito fraco!

Reflexão da Semana
Assembleia Geral marcada! Dia 17 de Fevereiro, no enorme Pavilhão Atlântico. Alguém acredita que Filipe Soares Franco não vai bem... "artilhado"? Cheira-me que limpa a A.G. ... A ver vamos!

Frase da Semana
"Para assistir a grandes espectáculos, vou ao cinema!"
Paulo Bento, 4/03/06

Foto da Semana

O lobby...

E amanhã...mesmo com febre, lá estarei! Pelo meu Sporting!!!

Até para a semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário