Foi esta semana marcada a tão ansiada Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal. Está lançado o mote para o "Pelo meu Sporting..." desta semana. Na minha opinião, é aí que vai começar a campanha eleitoral. E porquê? Porque será nesse dia que se decide se Filipe Soares Franco vai ou não a votos. É precisamente da A.G. que outros possíveis candidatos estão à espera. Quanto a mim, mal!
Filipe Soares Franco. Visto aquando da demissão de Dias da Cunha, um pouco como Mário Wilson o era durante os anos 90 para o Benfica, Soares Franco era um "bombeiro" que ía tentar segurar as coisas até às eleições que, para mim, e devido às constantes declarações do Presidente interino, que não se iria candidatar, deviam ser realizadas o mais breve possível. Esquecia-me eu que Pimenta Machado sabia muito disto, e já tinha dito um dia que "no futebol, o que hoje é verdade, amanhã é mentira"! E assim foi... Vinda sabe-se lá de onde, uma entrevista da SIC, mostrou ao Mundo um Soares Franco renovado, cheio de projectos, ideias novas e...candidato!
Uma coisa é inegável, goste-se ou não do homem: está a revelar uma enorme inteligência na promoção da sua campanha. Primeiro, os "yes men" do Projecto Roquette. Poucos foram aqueles que não quiseram mostrar o seu apoio: desde Horta e Costa, até Galvão Telles, passando por Ernesto Ferreira da Silva. Qual seria o objectivo? Credibilizar a candidatura! Mostrar aos Sportinguistas que, aqueles que mandam, confiam em Soares Franco.
Segundo passo: conquistar as claques! Brilhante jogada! Tiro o chapéu a Soares Franco (apesar de não ser seu apoiante...o meu voto não está de todo entregue). Quem melhor para mobilizar os sócios, os adeptos do Sporting senão os próprios, aqueles que lá vão mais vezes? Tenho para mim que caso Soares Franco conquiste todas as claques, vence as eleições. Os Vets 76 já estão do seu lado. A Juve Leo já reuniu com ele. Seguem-se Directivo e Torcida...
E é assim, devagarinho, sem se dar muito por ela, que Soares Franco está a vencer as eleições antes mesmo da Assembleia Geral. Para isso conta também com a apatia/falta de tempo de antena dos restantes candidatos. Infelizmente, para a Democracia Sportinguista, nem todos têm SIC Notícias. Falo de Dias Ferreira. Gosto dele. É Sportinguista "a sério" como eu! Daqueles que não deixa o Sporting ser prejudicado. Porém, não pode estar tão ausente. Nem pode dizer que não responde a "empregados". Também não gosto, pessoalmente, de Rui Meireles. Se calhar comigo, não estaria no Sporting. Mas, "empregados do Sporting" somos TODOS! Desde aquele que compra um bilhete para um jogo, até ao que paga a quota! Uma expressão muito infeliz, que prova que deve pensar primeiro antes de falar.
Contudo, e como "não há bela, sem senão", nem tudo corre a favor de Soares Franco. Se algumas das suas medidas prometem criar muita polémica (creio que as claques apoiarem a extinção de uma equipa profissional é um contra-senso, por exemplo), o facto de Dias da Cunha não o ter apoiado, aliada à falta de comparência de João Rocha no último Conselho Leonino, o intrigante silêncio de homens como Bettencourt ou Telles e as críticas de Luís Duque podem indiciar que algo muito forte se prepara para aparecer e concorrer contra Soares Franco. Porém, repito, deixar uma oposição a sério para depois da Assembleia Geral pode ser tarde. Demasiado tarde. O actual Presidente, se as coisas lhe correrem bem, poderá ser, dia 23 de Fevereiro, o virtual próximo presidente do Sporting.
Sobe e Desce da Semana
Sobe - Defesa do Sporting
E eis que o sector mais fraco do Sporting no início da época se transforma no principal responsável pelas melhorias da equipa. Com a contratação mais do que acertada dos dois laterais (Abel é mesmo bom e Caneira não é deste futebol, se me entendem), Bento deu a Polga e Tonel a estabilidade necessária para o Sporting voltar a ter uma dupla de centrais segura. Prometem!
Desce - Azar de Carlos Martins
É de facto azar a mais. Está bem que o azar também se procura, mas ninguém merece o que está a acontecer com o nosso número 5! Um verdadeiro leão e futuro capitão de equipa (e este será daqueles que nunca vai mandar o público para o...)
Reflexão da Semana
Deivid. Custou 3 milhões de euros e veio rotulado de craque. Porém golos foram poucos e o seu caso durante as férias de Natal vai marcá-lo para sempre no Sporting. Agora revela uma apatia e um desinteresse que não se enquadram naquilo que recebe. Era preferível ter ido o brasileiro em vez de um chileno?
Frase da Semana
"Quem semeia ventos, colhe tempestades!"
Paulo Bento, 07/02/06
Imagem da Semana
Creio que foi neste estado que este senhor proferiu certas declarações!
Até para a semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário