Já estamos em 2º!!!


imagem gettyimages.com

Sporting 1 - 0 Nacional (Caneira, 51m)
Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Lucílio Baptista
Assistentes: Luís Salgado e Carlos Nilha

Num jogo antecedido de polémica, pelas palavras absurdas de Rui Alves, o Nacional provou tudo, menos ser candidato ao que quer que seja. Rui Alves saiu de Alvalade como entrou, pela porta pequena, cabisbaixo, não se livrando de ouvir as respostas que merecia, quer dos adeptos, quer dos jogadores do Sporting.
Paulo Bento fez alinhar o mesmo 11 que jogou na Luz: Ricardo na baliza; Caneira, Polga, Tonel e Abel no sector defensivo; meio-campo com Custódio, João Moutinho, Sá Pinto e Carlos Martins; Deivid e Liedson na frente.
Durante o primeiro quarto-de-hora, o jogo esteve disputado, muita luta a meio-campo, pouca clarividência de parte a parte, jogadas sem perigo. Só que ao minuto 17, o míudo Moutinho, lembrou-se de dar corda às chuteiras e, em jogada individual, rasgou a defesa pelo lado esquerdo, ficando cara-a-cara com Diego (GR do Nacional), e "bicando" a bola contra a base do poste direito da baliza. Estava dado o aviso. O Sporting queria ganhar.
A partir daí o campo parecia inclinado. O Nacional não teve qualquer oportunidade de golo na primeira-parte. Como já ouvi na televisão, veio a Alvalade estacionar o autocarro. Mas o Sporting não atacava com a calma necessária e, quando Nani já fazia exercícios de aquecimento, a lesão de Martins. Novamente, as lágrima do jovem leão comoveram Alvalade, que cantava o seu nome.
Nani entrou bem no jogo e veio dinamizar a equipa. Teve ainda tempo, antes do intervalo, de falhar, de cabeça, a melhor oportunidade da primeira parte, atirando à figura após um excelente cruzamento de Sá Pinto.

As equipas regressaram após o intervalo sem alterações, e o jogo recomeçou como terminou... com o Sporting a atacar. Ao minuto 51, golo do Sporting: livre na direita, Liedson segura a bola e faz uma assistência fantástica para Caneira, que vindo de trás, rematou cruzado de fora da área, para o poste mais distante da baliza de Diego. Estava dado o mote para uma noite de festa. Alvalade nunca mais se calou, e até Sá Pinto festejou na cara de Rui Alves.
O Nacional foi obrigado a mexer, fazendo entrar os seus dois extremos e passando a jogar em 4x3x3. O Sporting aproveitava para contra-atacar. Foram 4(!!!), as oportunidades falhadas pelos avançados leoninos (2x Sá Pinto, Deivid e Nani)... o Nacional rematou uma vez com perigo à baliza de Ricardo, em toda a segunda-parte, e ainda viu Goulart ser expulso por acumulação de amarelos.

No final, vitória justa da única equipa que atacou e que procurou a vitória. Paulo Bento continua a mostrar um excelente trabalho, com muita preocupação na coesão defensiva (a defesa parece-me bastante segura, tirando o sufoco daquela última bola - já o havia mostrado na Luz), e num miolo lutador (Martins, Sá Pinto, Moutinho e Custódio trabalham imenso para a equipa).
Destaque para Sá Pinto, que parece que ainda tem 20 anos (que exibição!!!), para mim o melhor em campo; para Moutinho; Liedson; e claro, Caneira!

Numa altura em que falta saber o resultado do FC Porto, o Sporting joga, para a semana, em Setúbal, uma importantíssima cartada. É preciso confirmar que, de facto, estamos a lutar pelo título! E estamos! Eu acredito! Força Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário