imagem gettyimages.com
O Sporting foi buscar a Coimbra 3 preciosos pontos na corrida para o título. E que ninguém duvide. O Sporting é, nesta altura, talvez o principal candidato ao título. O Sporting só depende de si, tal como o FC Porto, para chegar ao fim em primeiro, mas joga em casa o clássico decisivo frente aos rivais do Norte. Mas pensemos nisso mais tarde.
O Sporting apresentou-se em Coimbra com uma equipa marcada pelas ausências de Carlos Martins e Sá Pinto, dois jogadores em destaque nos últimos jogos. Ricardo jogou na baliza; o quarteto defensivo foi o habitual com Abel, Tonel, Polga e Caneira; Custódio, Moutinho, Romagnoli e Nani ao meio; Liedson e Deivid na frente.
E que melhor começo poderiam esperar os nossos leões: um minuto volvido e já João Moutinho (para mim, ligeiramente adiantado em relação à linha da bola e ao último defesa) encostava a bola na baliza, a passe de Deivid (a rasgar). O que poderia ser um belíssimo jogo de ataque, tornou-se um jogo de gestão. Como alguém disse brilhantemente, algures na blogosfera, o Sporting marcou, geriu, geriu e marcou. Seguiram-se 25 minutos de grande nível, com destque para Romagnoli, Moutinho, Deivid e Liedson, que se entenderam muito bem. Depois, o Sporting, incompreensivelmente tirou o pé do acelerador e ficou meio perdido em campo, contribuindo muito para isso a apatia de Nani, que não percebia onde andava nem quem marcava. Péssimo jogo do míudo do Sporting.
O intervalo trouxe um pouco de clarividência aos Leões. O Sporting assentou o seu jogo, apesar de a Académica mostrar que queria ganhar. Calmamente, o Sporting atacava, ia gerindo o esforço e ao minuto 57... LIEDSON!!! Que golo monumental! Fora da área, de pé esquerdo, bola a saltitar e... pum! Canto superior esquerdo da baliza de Pedro Roma! Estava feito o segundo e estava garantida a vitória do Sporting. Liedson ainda falhou isolado um chapéu a Pedro Roma mas... o momento cómico do jogo estava para vir: Liedson, que precisava de ver o amarelo para ficar de fora com o Gil, tenta atrapalhar Pedro Roma numa reposição da bola em jogo, quando este o agride com um soco, provocando penalty e respectiva expulsão! Um ataque de inteligência (!) de Pedro Roma. Nani, que tinha passado o jogo todo a olhar para ontem, não perdoou, e marcou o terceiro, a um guarda-redes improvisado. Liedson conversou com o árbitro e lá viu o amarelo, podendo jogar com o Boavista daqui a duas semanas.
Paulo Bento, não haja dúvidas, consolidou a defesa, e conseguiu soluções no banco, para qualquer falha na equipa. Grande trabalho!
O Sporting garantiu justamente os 3 pontos, preciosos, nesta corrida para o título!
Sem comentários:
Enviar um comentário