Pelo meu Sporting... #1



E hoje é a minha vez de estrear isto a sério. Como podem ver, escrevo à 5ª feira. Espero que este "Pelo meu Sporting..." seja o primeiro de muitos e, sinceramente, conto com os vossos comentários para enriquecer não só a crónica como todo o blogue.

Tal como havia prometido, o tema principal da minha primeira crónica é o actual estado do Sporting Clube de Portugal. Entrando em ano de Centenário, nada melhor do que um balanço ou, se assim lhe preferirem chamar, um apanhado geral das coisas lá para as bandas de Alvalade.
Como todos sabem, 2006 é ano de eleições directivas no Sporting. "Aleluia" digo eu, quase que invocando o Altíssimo. E não digo isto por estar contra as anteriores direcções do Clube (também não disse que era a favor...), mas sim porque estou cansado desta sucessão monárquica, quase que hereditária, no que diz respeito à presidência do Sporting. A ideia que é passada para o exterior, e que corresponde à verdade, é que o clube é de meia dúzia de Iluminados que gerem a seu bel-prazer (sendo pagos, e bem, para o efeito) o seu Grémio, o seu Club... Muito bem! Mas pergunto eu..."e os Sócios? Quando são ouvidos e o que valem aqueles que sustentam os nossos representantes máximos?". Finalmente esta situação está, ao que parece, prestes a mudar.
No que toca às direcções que tomaram conta dos caminhos do Clube, a partir do "Projecto Roquette", não me considero um radical. Era indispensável, apesar das saudades do velhinho, um estádio novo; uma Academia com as condições que a de Alcochete proporciona é (ou devia ser) uma mais valia; a abertura do Sporting a nível comercial seria também bastante importante nos tempos que se avizinhavam... Tudo medidas às quais tiro o chapéu e que subscrevo. Mas a troco de quê? Da venda do Clube à Banca? Da saída de verdadeiros sportinguistas da Direcção, substituidos por gestores com conhecimentos nulos no que toca a modalidades desportivas? De um afastamento cada vez mais profundo entre o Clube e a sua força maior: os associados? Jamais! O "meu", o Sporting Clube de Portugal, o Sporting dos sócios não é de facto isto. Prometo voltar a este tema brevemente.

No que diz respeito ao futebol leonino esta época, o melhor que se pode dizer é que, tendo em conta o que aconteceu, é muito positivo estarmos ainda na luta pelo campeonato. O problema desta época começou no dia 18 de Maio passado, quando um treinador tecnicamente muito bom, razoável a ler o jogo e péssimo psicologicamente perde (na minha opinião, com muitas culpas) um jogo que não podia perder. A partir desse dia ficou sem condições para continuar no Clube. Porém, o que é que o Senhor-que-sabe-de-desporto-porque-já-tinha-presidido-uma-federação-de-ténis e o Senhor-que-vem-do-mundo-dos-negócios-mas-até-gosta-de-futebol-fizeram??? Deram-lhe o presente mais envenenado, mais infâme dos últimos anos do futebol leonino. "Ele que fique com as responsabilidades todas que se correr mal, ele é que se lixa"! E correu mal... E Peseiro, injustamente, fica na história do Sporting não como o treinador que, com o melhor plantel dos últimos 10 anos, meteu a equipa a jogar como há muito não se via, mas sim como o homem que berrava, que rebolava, que cedia a tudo o que era pressão externa.
Agora, e depois de muitos pontos perdidos no campeonato e de uma eliminação "histórica" na UEFA, tentamos, com Paulo Bento ao leme, fazer boa figura no campeonato e ganhar a Taça (sinceramente tou com fé nesta última). Bento era o homem certo? Não sei! Mas está a sê-lo! Tem o "pulso" que Peseiro nunca teve! Tecnicamente está a começar. Espero que o Sporting mantenha este homem muitos e bons anos nas suas fileiras. Estou em crer que, com os reforços de Inverno, possamos ter ainda uma agradável surpresa. E do futebol do Leão, não é muito, mas é o que temos esta semana.

Quanto às modalidades, louvo o Esforço, Dedicação e Devoção dos muitos atletas que, traídos pelos Gestores, ou melhor, Directores actuais, não podem sentir a mística do Sporting, não podem viver Alvalade. É a "mundialização" da marca Sporting, o fenómeno "globalização" a chegar ao Clube. Só assim se percebe o porquê de se jogar em Loures, de não se correr numa pista próximo do complexo Alvalade XXI.

Sobe e Desce da semana

Sobe:
O nosso presidente Filipe Soares Franco (presidente até quando? Ele diz que não se candidata, mas parece-me que a sua decisão está refém do trabalho de Paulo Bento) ao tentar dar ânimo aos adeptos e aos próprios jogadores, referindo a sua crença na conquista do campeonato.

Desce:
Negócio José Fonte. Palavras para quê? Uma trio português: Vieira-Veiga-Chumbita. O Vitória terá o que merece... Tenho pena dos adeptos de Setúbal.

Reflexão da Semana:
Alguém se lembra, no final dos anos 90, quando 3 meninos, depois de um campeonato do Mundo sub20, algures na África profunda, se lembraram que mereciam ser titulares à força no Sporting, e pela mão de determinado guia espiritual resolveram abandonar Alvalade? Como um filho, criado pelo pai, que mal ganha alguma fama (à custa, sobretudo, da do progenitor), decide fugir de casa aos 18 e desata a falar mal de quem lhe deu tudo... Não, não estou a falar do Paulo Costa...também não é do Alhandra...
Vais ter que dar muito ao clube para te perdoar isto!

Até para a semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário