Finta Curta #1



Para a minha "primeira vez" como cronista das terças-feiras decidi (e porque "abrimos a loja" hoje e ainda não temos notícias fresquinhas) fazer um ponto da situação desportiva actual.

Sporting
Entradas e saídas à vista. Fazendo um apanhado geral do que diz a Comunicação Social (tentando não me deixar levar por barbaridades e especulações) saem Rogério, Silva, Edson, Paíto e Varela, entram Romagnoli e Paulo César. Ficaremos mais fortes?
Romagnoli foi campeão do mundo pela Argentina com Pekerman em 2001, fazendo parte da selecção de Saviola, D'Alessandro e Coloccini, e recebendo rasgados elogios do nosso eterno matador "Beto" Acosta. De Paulo César não tenho quaisquer referências. Mas de Rogério também não tinha.
Em relação às saídas (e esperando não perder o terceiro Capitão em menos de um ano, apesar de não concordar nem um pouco com o seu "desabafo"), tenho pena de Varela. Parece-me um míudo com um enorme potencial, com muito para dar ao Sporting e que está a ser sub-aproveitado nesta altura. Bem sei que irá "rodar", ganhar experiência, etc., mas não será Varela muito mais "rentável" em campo do que Wender?

Portugal
Aproveitando a pausa natalícia para uma breve análise, parece-me que o Porto é um justo líder a esta altura. Depois das teimosias de Adriaanse com as constantes rotações da equipa e o trauma com os brasileiros, e de perder pontos em casa com os restantes candidatos ao título, neste momento o Porto tem uma equipa. Uma equipa regular e consistente, a jogar bom futebol, com um quinteto na segunda metade do terreno de meter inveja a qualquer "Mourinho": Lucho, Diego, Quaresma, Lisandro e McCarthy. Que luxo!
O Setúbal e o Braga começam a confirmar aquilo que eu sempre achei (puro fogo de vista!), apesar de todo o louvor que, sem qualquer dúvida ou favor, os profissionais do Setúbal merecem; e o Nacional, sim, a estancar numa posição que, mais acima mais abaixo (e penso que será uns dois lugares abaixo), será sua por direito e mérito próprio.
Cá por baixo, Penafiel e Naval afiguram-se, mais que justamente, os maiores "candidatos" à descida (Naval neste momento "assombrada" com treinador e lesões). Apesar de haver equipas pelo meio e muito campeonato pela frente, Amadora e Gil Vicente pareceram-me, a seguir aos "candidatos", as equipas mais frágeis.

Modalidades Sporting
Aplausos para a equipa de futsal do Sporting que, aproveitando esta quadra, visitou o Estabelecimento Prisional de Lisboa, disputando um jogo contra uma equipa de reclusos. A mostrar o porquê de sermos um Clube diferente.

A Mais da Semana
Rogério. As lágrimas de Rogério não deixaram nenhum Sportinguista indiferente. Não foi concerteza a despedida que Rogério queria mas teve o reconhecimento de todo o estádio, que o aplaudiu de pé! Não sendo nenhum fora de série, Rogério primou pela sua postura profissional, dando sempre o litro em campo e defendendo ao máximo o Clube que representava. Não foi mais um naquela "rebelião canarinha" em relação a Peseiro. Todo o mundo Sporting recordará eternamente o seu golo, naquele malfadado dia de Maio.
Também daqui o meu obrigado a Rogério, por todo o seu esforço, a sua dedicação e a sua devoção.

Sem comentários:

Enviar um comentário