Abertura

Quando o meu amigo e “co-proprietário” deste blogue, António Costa (ou Tó) me falou em construir um blog sobre o nosso Sporting pensei “excelente ideia! Mas tem de ser uma coisa em grande” ou como mais tarde comentámos “uma referência na blogosfera leonina”.

Primeiro passo: nome para a minha crónica. Não foi muito difícil. Bastou-me perguntar a mim próprio “O que é para mim o Sporting?”. A resposta era óbvia: TUDO! O Sporting é o que me faz chorar, é responsável por muitas das maiores alegrias da minha vida, é o que me faz perder o sono quando perdemos, é o que sempre me levou para a escola com um sorriso nos lábios à segunda-feira quando ganhávamos ao fim de semana, é o que muitas vezes me leva a estudar menos para um exame no dia a seguir, é o que me leva a gastar rios de dinheiro para entrar num estádio e fazer parte duma grande família, é o que me faz estar acordado até de madrugada para ver na net as notícias dos desportivos da manhã seguinte… Enfim, TUDO! E são tantas as coisas que faço “pelo meu Sporting” que o título da crónica não poderia ser outro.

Segundo passo: que imagem para “decorar” a dita crónica. Essa ainda foi mais fácil. Caso não tenham nada para fazer, peguem no DVD da época 2001/02, e vejam/oiçam os minutos que antecediam o Sporting-Benfica que poderia dar o título. Há alguém que diz qualquer coisa parecida com isto “Pessoal vamos lá para dentro. Esforço, Dedicação, Devoção e…Classe. Muita Classe. Foi o que nos trouxe até aqui…! Vamos lá para dentro ganhar esta m…”. As palavras não foram certamente (ipsis verbis) estas, mas que disse “Classe” mais do que uma vez, isso ele disse. Era disso que ele era feito…Classe! Senhoras e senhores: Pedro Barbosa. Podia ser lento, podia parecer que alheava, podia-nos irritar 1000 vezes (e a mim então…), mas a verdade é que NUNCA vi ninguém a representar a camisola do grande Sporting como o “mágico 8”. Tenho saudades, tenho sim senhor, daquele “molengão” que de repente fazia o passe que ninguém faria ou o golo que jamais alguém marcaria. Houve muitos que, pelo que fizeram e que eu tenha visto, estarão para sempre no pensamento deste jovem leão (será tema duma futura crónica), tais como o Oceano, Sá Pinto, Acosta, Beto ou Balakov, só para citar alguns. Mas nenhum me marcou tanto como Pedro Barbosa.
Quanto à crónica em si, desde já aviso que sou um gajo pessimista (sou do Sporting, porra…). Quando as coisas estão bem, “podiam estar bem melhor”, quando correm mal, “estão péssimas”. Porém, é nessas alturas (como a actual) que mais sinto o Sporting, que mais quero ir ao Estádio apoiar, que preciso de saber que lá dentro estão a ouvir a minha voz.

O estado actual do Sporting será o tema da minha próxima crónica, mas para que não pensem que, para mim, o Sporting é só futebol, a miragem de se acabar com as modalidades no nosso Clube deixa-me petrificado. Já acho pior que inconcebível não haver um pavilhão para as modalidades com as devidas bancadas no complexo Alvalade XXI, quanto mais ver o Sporting Clube de Portugal a perder o seu ecletismo em prol duma “gestão rigorosa e dentro do que nos foi imposto pela Banca”. Mas isto será tratado na próxima crónica, como já referi.

Resta-me então desejar as maiores felicidades ao Blog, e pedir a todos os amantes do desporto no geral, e Leões, em particular, que nos ajudem a crescer e a ser um marco para os adeptos do Sporting em todo o Mundo. É pedir muito? Se calhar… Mas somos do Sporting!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

Fernando Sousa


É com enorme satisfação da minha parte, que nos aventuramos na blogosfera para este novo Projecto. Somos leitores assíduos de alguns blogues futebolísticos, que intitulamos de referências, e após tanto tempo como meros comentadores, pensámos... "Porque não criarmos o nosso próprio blogue?"

E assim tem hoje início o "Porta 10A". Sou sócio e adepto do Sporting Clube de Portugal desde que nasci. Desde os meus 8 anos que percorro a dobrar os 200km que me separam da capital com o meu Pai, e foi assim que aprendi o que é ser verdadeiramente do Sporting. Tenho opiniões muito próprias sobre o rumo tomado por quem está ao leme do meu Clube, sobre o actual futebol-negócio e sobre a equipa de futebol profissional. Aqui poderei expô-las ao mundo e debatê-las convosco.

De mim podem esperar uma crónica semanal sobre o futebol em geral e uma análise pessoal a cada jogo do Sporting. Manteremos o blogue sempre actualizado no que diz respeito a notícias do nosso Clube. Esperamos conseguir criar um espaço de visita obrigatória no meio do ciberespaço leonino e um blogue desportivo interessante para o público em geral.

Saudações Leoninas!

António Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário