E numa semana em que o Sporting venceu um jogo difícil, em que os candidatos à presidência resolveram abrir as hostilidades e começar com a campanha de vez, para não banalizar o tema das eleições no blogue (e aí a cobertura dada ao evento está a ser muito boa), resolvi ser mais geral.
E que tal começar com…arbitragens?
Sou sincero. Confesso que muitas vezes sou o primeiro a atirar-se ao homem do apito quando o resultado corre pior. Felizmente, não tenho tido grandes razões de queixa nestes últimos jogos. Porém, se prestarmos atenção (e nem precisa de ser muita) aos últimos jogos de determinado rival, vemos que a arbitragem em Portugal continua mal.
Ele é abalroar guarda-redes, ele é jogar com a bola fora de campo, ele é penaltis inventados, ele é entradas por trás que não faz mal (petite chose…)! Enfim, campeão fabricado…e parece que a fábrica está longe de fechar. Anos “gloriosos” podem vir a caminho se a vergonha (ou a falta dela) continuarem!
Outro assunto sobre o qual gostava falar prende-se com o “caso Beto” . Não sei o valor da proposta, não sei o que o jogador quer, o que Paulo Bento (não) quer, o que a SAD pretende fazer.
Sei é que o Beto ganha demais neste momento, sei que o Beto não devia pedir para ficar de fora em jogo nenhum, sei que Paulo Bento devia contar com a qualidade do ainda capitão e sei que a SAD tem de se apressar sob pena de não estarmos a viver mais um caso Rui Jorge ou Barbosa.
Queria falar também sobre a equipa de futebol.
Como já aqui disse, gosto de Paulo Bento. Autoritário, cara fechada, amigo dos jogadores, ex-jogador, auto-confiante e toda a sabedoria adquirida por muitos anos de futebol ao mais alto nível. Tudo isto faz dele um “homem da bola” que, com sorte e inteligência, poderá vir a ser um bom treinador.
Os resultados têm sido razoáveis. Duas vitórias para a Taça com equipas de escalão menor, algumas vitórias importantes para o campeonato (em casa contra o Rio Ave ou Guimarães, fora em Belém), um bom empate no Dragão e duas derrotas, sendo que só a derrota em casa foi anormal (Estrela da Amadora).
Porém, há um aspecto que me tem preocupado: a equipa continua sem jogar bem. Os centrais, que até fizeram um grande jogo com o Belenenses, continuam a apostar em demasia no futebol directo. No meio campo, continua a confusão que se já via este ano com Peseiro. Moutinho perdido, Custódio perfeitamente em baixo de forma, Carlos Martins intermitente, João Alves apático… O Sporting tem excesso de médios centro, e falta de jogadores que joguem mesmo mais perto das alas no meio campo (e não me refiro a jogadores que “até podem fazer esse lugar!”). Assim é difícil haver fio de jogo minimamente coerente. No ataque não há ninguém que consiga, face a ausências (quer físicas, quer mentais…) de Douala, fazer uma dupla suficientemente terrível com Liedson.
É difícil ao Sporting aspirar a altos voos esta temporada? É!
Será impossível? Não! Cabe a Paulo Bento mostrar que tenho razão.
CAN 06
Não, não vou fazer prognósticos sobre as equipas com mais hipóteses. Nem tampouco vou falar da competição em si. A única coisa que gostaria de perguntar é como é possível marcarem uma competição para o meio das provas principais que decorrem na Europa? Com os outros clubes não me preocupo, agora quem vai proteger os interesses do Sporting com a ausência de Douala numa fase importante da época? É a organização da CAN que lhe vai pagar o ordenado? É a sua Federação que vai dar dinheiro ao Sporting para adquirir o passe de mais um jogador para a sua posição?
Quando a casmurrice ultrapassa o bom senso, transforma-se em estupidez…
Sobe e Desce
Sobe – Ricardo e Tonel
O 76 do Sporting, apesar de ter voltado às exibições irregulares no último jogo, veio esta semana a público, afirmar que sente a falta de títulos e que o Sporting ainda pode ser campeão. É isso que é preciso: jogadores motivados e que acreditem que é possível ser campeão.
Já o defesa ex-Marítimo, pensava-se que vinha para ser suplente de Beto e Polga. Enganaram-se os que assim pensaram! Não só é titular indiscutível, como é o melhor defesa do Sporting este ano. Já para não falar do golaço que marcou.
Desce – Telles e Bettencourt
Referi há uma semana que o silêncio deles me constrangia. Esta semana, revolta-me! Quando todos os pesos pesados do projecto Roquette apoiam Soares Franco, quando os candidatos começam a “discutir Sporting”, quando Soares Franco diz que Telles e Bettencourt “certamente o apoiarão”, estes permanecem… calados!
Meus senhores, vamos lá a falar para a Nação Sportinguista, ou não sabem da vossa importância junto dos adeptos?
Reflexão da Semana
Bilhetes caros, jogos a horas tardias, estádios sem condições, polícia repressiva… estádios vazios! E o Sporting aqui não ajuda nada! Como se pode justificar que para uma superior, contra o Marítimo em Alvalade, se pague 20€? Anda tudo doido ou gostamos mesmo de ver as cores das cadeiras do Estádio?
Sem comentários:
Enviar um comentário