imagem maisfutebol.iol.pt
Sporting 2 (Sá Pinto 59, 80) Vizela 1 (Dani 36)
45 minutos de susto, esta noite em Alvalade. A todos os que lá estiveram passaram pela cabeça jogos com o Vitória de Setúbal ou a Naval, por exemplo. Na segunda parte, lá virámos o jogo mas sem nunca atingir um bom nível...
Destaque para Beto. Para mim, o momento do jogo! Por muito que viva, por muitos jogos que veja, jamais me vou esquecer de o ver sair do relvado hoje, em lágrimas. Terá sido, ao que tudo indica (espero que não), o adeus de um homem que passou 16 anos da sua vida em Alvalade. Por tudo isto, pelo teu Esforço, Dedicação e Devoção, com os quais conquistaste a Glória, muito obrigado Capitão!
Voltando ao jogo em si. O Sporting alinhou de início com Tiago, Abel, Polga, Caneira, Tello, Custódio, Moutinho, Carlos Martins, Nani, Tomané e Liedson. Entrou bem o Sporting, com um remate de Nani, após boa jogada individual e um remate de Carlos Martins. Aliada à fraca qualidade gritante do adversário e ao bom começo dos leões, tudo levava a crer que hoje ía ser fácil...pura ilusão. A equipa adormeceu, passou-se a jogar para trás e para o lado, sem fio de jogo algum. Os defesas batiam bolas para frente para ninguém, meio campo não havia, Nani a querer jogar sozinho, Tomané demasiado mole, Liedson desamparado e... golo do Vizela. Quando Dani fez, ao minuto 36, o golo dos visitantes ninguém ficou espantado. Até ao intervalo, ainda se tentou empatar, mas Liedson, à figura e Nani, nas orelhas da bola não conseguiram empatar o jogo.
Na segunda parte entrou o homem do jogo: Ricardo Sá Pinto. Não trouxe clarividência, mas trouxe força ao meio campo e golos! Porém, a segunda metade começou com algum domínio do Vizela. Temia-se o pior, mas a entrada de João Alves, para a saída de Tomané, re-equilibrou o meio campo (não pelo que Alves fez, mas mais pelo que Tomané deixou de fazer...). Aí o Sporting cresceu e o Vizela tremeu. O empate adivinhava-se, e podia ter chegado 5 minutos antes do golo, não tivesse Nuno Almeida feito vista grossa a uma mão na bola de um defesa visitante. Marcou depois, num lance em que Sá Pinto é agarrado na área. Chegou-se então justamente ao empate, ao minuto 59. Pensava-se a partir daí que o Sporting iria cavalgar para uma vitória segura mas...puro engano. O Vizela voltou a equilibrar e chegou a encostar o Sporting que, durante 10 minutos, não conseguia sair do meio campo. Paulo Bento decidiu então, a 10 minutos do fim colocar Romagnoli para o lugar do cansado Carlos Martins. E o argentino, das duas vezes que pegou na bola, na primeira criou um lance de perigo, na segunda, com alguma sorte, proporcionou a Sá Pinto a reviravolta, quando faltavam 6 minutos para os 90. Daí até ao fim, destaque para mais uma boa oportunidade de Liedson e para a expulsão de Cláudio, central do Vizela.
Leão a Leão
Tiago (3) Seguro nos cruzamentos e poucas vezes posto à prova, nada podia fazer no lance do golo.
Abel (3) Não querendo embandeirar em arco, se a exibição de hoje for para repetir, temos defesa direito. Seguro a defender, acutilante a atacar, foi um dos melhores.
Tello (2) Um jogo normal do chileno. Não comprometeu, mas não fez nada de relevante.
Polga (2) Continua a ser o elo mais fraco da defesa, comprometendo em lances fáceis.
Caneira (3) Contrariamente a Polga, joga simples e eficaz, exagerando, contudo, no futebol directo.
Custódio (1) Anda desaparecido em campo. Não joga e deixa jogar o adversário. Claramente em baixo de forma. Novamente substituído ao intervalo.
Moutinho (2) Longe, muito longe do "antigo" Moutinho. Será que não se liberta sem Rochemback?
Nani (2) Tem potencial. Pertenceram-lhe os primeiros lances de perigo do Sporting. Infelizmente ainda não percebeu que o futebol é um jogo de equipa.
Carlos Martins (3) Jogando mais com o coração do que com a cabeça, acabou por ser o melhor do Sporting quando as coisas estavam a correr mal na primeira parte, tentando levar a equipa para a frente. Rebentou perto dos 75 minutos.
Tomané (1) As boas promessas de Braga não se concretizaram. Muito "mole", pouco rematou e perdeu muitas bolas. Demasiado verde ainda.
Liedson (2) O "levezinho" bem que lutou mas não era o dia do 31. Muito bem marcado, falhou golo fácil perto do final.
Sá Pinto (3) Trouxe força ao meio campo e marcou os 2 golos do Sporting. Por isso mesmo, o melhor dos leões.
João Alves (2) Novamente sem brilhar, deu estabilidade ao meio campo. Mas continua muito desaparecido.
Romagnoli (2) Na estreia pelo Sporting, bons apontamentos e ("meia") assistência para golo. A ter em conta.
Paulo Bento desapontou-me imenso. Não sei o que passa no balneário, mas deixar de fora alguém que vive o clube como poucos (ainda hoje sentiu o jogo como poucos os que estavam em campo), que é Leão há 16 anos, para jogarem Polga (o tal que não viaja sozinho) e Caneira (não vale a pena dizer como saiu do clube) deixa muito a desejar. Nota 1 para o jovem treinador. Estou mesmo muito desiludido.
O árbitro, Nuno Almeida merece também nota 1. O lance do golo do Vizela nasce de falta inexistente, que o árbitro resolveu repetir várias vezes ao longo do desafio. Foi incapaz de travar o anti-jogo dos visitantes. Deixou um pénalti por marcar a favor do Sporting. Já Liedson devia ter sido expulso pois agrediu sem bola um defesa do Vizela assim como um jogador do Vizela que fez o mesmo a Tello junto ao fiscal de linha.
Venha a próxima eliminatória!
Sem comentários:
Enviar um comentário