Amargo, muito amargo!


(imagem Record.pt)

Sporting C.P. 1 (Romagnoli, 8m) - C.S. Marítimo 1 (Fahel, 43m)

Antes de começar a falar do jogo em si, gostaria de agradecer sinceramente ao árbitro Rui Costa. Obrigado, senhor do apito pelo pénalti, inventado. Creio que se não tivesse visto aquele empurrão desmesurado de Sá Pinto, o Sporting tinha mesmo perdido o jogo! Senhor Costa, muito obrigado por (juntamente com Ricardo) ter empolgado o público leonino, ter acordado a equipa, ter evitado a nossa derrota! Graças à união que se viveu dentro de campo e nas bancadas, é a si, primeiramente, que vou dedicar a vitória no próximo Sábado contra o (seu?) Benfica!

Vamos ao jogo agora!
Paulo Bento voltou a surpreender, ao manter o 11 inicial de Belém. Isto porque Custódio está claramente (e estou cansado de o repetir) em baixo de forma e, a jogar assim, Luís Loureiro tem lugar de caras na equipa.

Começou muito bem o Sporting! A jogar como há muito não se via! Grandes 20 minutos iniciais, onde perdemos várias hipóteses de marcar (Custódio, Liedson, Sá Pinto...), coroados com o primeiro, esperemos que de muitos, golo de Pipi Romagnoli, aos 8 minutos, após jogada individual fantástica do Levezinho. O Sporting estava a jogar muito: transições defesa ataque muito boas, meio campo fortíssimo, Liedson endiabrado, Romagnoli e Carlos Martins a empurrarem a equipa, Sá Pinto a misturar qualidade com força, Moutinho geométrico, Custódio presente...Enfim, o Sporting que todos queremos e que pode vencer qualquer um.
Porém, a partir da meia hora o Marítimo começou a controlar o ímpeto do Sporting, mas sem nunca retirar ao clube de Alvalade o domínio territorial e exibicional do desafio. Nada, nem mesmo um erro infantil de Polga, fazia prever o que aconteceu no minuto 43: livre para o Marítimo que Ricardo defende com dificuldade, ficando a bola a pairar na grande área. Van der Gaag ganha a Tonel, sobrando para Fahel que, fugindo à marcação de Moutinho, e perante a passividade de Abel, Caneira e Polga, empata o jogo!

Com o início da 2ª parte, veio o pior Sporting! O Marítimo cresceu e, mesmo sem criar grandes oportunidades, dominou o clube verde e branco. Até que um jovem com um futuro promissor alterou tudo! Não, não falo de Nani, entrado para o lugar de Romagnoli. Falo do (novo) senhor Costa! Assinalando aquele penalti do qual já falei, colocou o Sporting de novo em cima do adversário, empolgado por mais de 30000 FANTÁSTICOS LEÕES que hoje estiveram em Alvalade.
A partir daí, só deu Sporting! Infelizmente, o golo esteve sempre muito, muito, muito próximo...mas nunca chegou a acontecer. Nani, Liedson, duas vezes (uma após passe fantástico de Deivid), Sá Pinto no último minuto, foram autores de 4 ocasiões claras de golo que por mero azar não aconteceram.

Todavia este azar não explica por si só o resultado. A equipa não pode jogar bem apenas a espaços. A juventude em demasia da mesma, leva-a a jogar muitas vezes com o coração, e a falta de quem jogue nas alas torna muito difícil vencer equipas que joguem como o Marítimo o fez hoje.

Leão a Leão

Ricardo (4) Enorme! Mesmo lesionado não comprometeu, sacrificou-se pela equipa, defendeu um pénalti, colocou o estádio a cantar o seu nome! Bem vindo 76!
Abel (3) Partilha com os restantes colegas do sector responsabilidades no lance do golo. Mas está aqui um belo defesa lateral. Grande contratação.
Caneira (4) Grande exibição do jogador emprestado pelo Valência. Seguro a defender, fartou-se de atacar na 2º parte, sendo que os lances de maior perigo começavam sempre em si.
Polga (2) O elo mais fraco da defesa leonina, novamente. Falhas infantis, não sai a jogar... A favor, a capacidade de antecipação e a eficácia. Mas falta-lhe classe!
Tonel (3) Desta vez não houve golaço, mas houve a eficácia de sempre do melhor central do Sporting. Peca apenas na bola que perde para Van der Gaag no lance do golo.
Custódio (1) No início parecia mais solto, mas logo se apercebeu que era sol de pouca dura. Deixa jogar o adversário. O que é que se passa Custódio?
Romagnoli (3) Tal como em Belém, enquanto há pernas, há número 10! Marcou o seu primeiro golo pelo Sporting, e fez jogar enquanto durou.
Carlos Martins (3) Daqui a uns anos será querido como é agora Sá Pinto! Simboliza a mística verde e branca. Tal como Romagnoli, começou bem, mas depois caiu.
João Moutinho (3) Melhor que nos últimos jogos. Muito bom no capítulo do passe e melhor que Custódio a travar jogo adversário.
Liedson (4) Não fosse o golo falhado em cima dos 90 minutos e teria a nota máxima. Farta-se de jogar este homem! É um grande avançado. Os defesas do Marítimo nunca puderam andar descansados. Faltou-lhe o golo. Por tudo o que jogou hoje, foi o melhor do Sporting.
Nani (1) O primeiro a entrar, mas dele pouco ou quase nada se viu para além de dois/três passes a virar o jogo e o individualismo do costume.
Deivid (2) Cavou uma falta importante e respectivo amarelo a Van der Gaag e fez uma assistência muito boa, desaproveitada por Liedson.
João Alves (-) O dia em que vai fazer alguma coisa de relevante com a camisola do Sporting ainda está para chegar.

Paulo Bento - Continua a apostar em Custódio quando este está mal. A verdade é que Luís Loureiro não está já a 100%, logo a sua opção pelo jovem médio português ainda é minimamente aceitável. Quero também acreditar que o facto de, mesmo correndo-lhe mal os jogos, Sá Pinto continuar sempre em campo 90 minutos se prende unicamente com aspectos técnico-tácticos. A exibição hoje já foi bem melhor, agora o resultado...
Nota 3, por estar ligado ao resultado mas não de maneira muito directa.

O Árbitro
Nada tendo contra os Costas (o meu companheiro de blogue por exemplo), a verdade é que, tal como nos filmes da máfia, aqui também há uma grande família. Desconhece-se a ligação entre o senhor António (que também apita) e os manos Paulo e Rui. Mas que fazem parte da "fina flor" da arbitragem lusa, isso é inegável!
Hoje coube ao mano mais novo do clã, o jovem Rui mostrar que "quem sai aos seus, não degenera"!
Vai daí, começa a travar a entrada de rompante do Sporting através de faltas que só ele viu. Agressões a Ricardo e a Carlos Martins, entradas por trás a Moutinho ou Romagnoli, tudo isto foram rosas para o senhor juíz. Porém, o "não-empurrão" de Sá Pinto a um maritimista já foi passível de grande penalidade. Entrando numa de suposições, caso este senhor fosse coerente, um lance bem mais "agressivo" sobre Deivid no cair do pano, teria sido também pénalti! Mas para quê? Rui Costa não estava ali para ser bonzinho ou justo! Rui Costa estava a fazer o trabalho para o qual é (certamente, bem) pago! Entendam como quiserem...

Em suma, o Sporting hipotecou seriamente as poucas hipóteses que restavam de conquista do campeonato. Uma derrota para a semana podia acabar de vez com esse sonho! Mas alguém acredita mesmo que não vamos ganhar à Luz?

Sem comentários:

Enviar um comentário