(imagem sporting.pt)
S.L.Benfica 1 (Simão, g.p., min 26)
Sporting C.P. 3 (Sá Pinto, g.p., min 62; Liedson, min 74 e 83)
"Já falei sobre o jogo com o meu tal amigo. E o que ouvi eu? "Estamos a jogar muito! Não daremos hipóteses! Temos uma equipa de luxo! Nélson, Simão, Moretto, Nuno Gomes, Manuel Fernandes... E a vossa? Já viste bem aquilo? Tonel, Nani, Custódio, Deivid... Que desgraça"! Eu sorri... Sabem porquê não sabem?"
(in "Pelo meu Sporting...#5")
Pois é, caros amigos: há razões que a própria razão desconhece. Voltámos a ouvir de tudo esta semana, estavam a preparar-nos uma 2ª feira de gozo na escola, no trabalho, mas, tal como em 2004, chegámos, demos um baile descomunal e...ganhámos!Que grande exibição do Sporting Clube de Portugal esta noite que passou. Para me lembrar de tamanho banho de bola do Sporting, tenho de recuar até à passada e recordar jogos da fantástica caminhada na Uefa.
E quem foram os 11 magníficos que Paulo Bento escolheu para mostrar na Luz como se joga à bola? Na baliza Ricardo; defesa composta por Caneira, Tonel, Polga e Abel; à sua frente Custódio, Moutinho, Martins e Sá Pinto; na frente, dois pontas de lança, Deivid e Liedson.
Num estádio com mais de 63 mil espectadores, dos quais, e espalhados por todo o estádio, LEÕES não deviam ser mais de 2000, o Sporting entrou bem melhor no jogo. Pouco depois do início, Liedson quase abria o marcador, após bom cruzamento de Sá Pinto, não sem antes, um livre perigosíssimo para o Benfica ter sido inventado pelo fiscal-de-linha. A equipa da Luz tentava incomodar através sobretudo de iniciativas nas alas, mas Simão e Geovanni pouco faziam perante a marcação de Abel e Caneira, respectivamente.
Os verdes de Alvalade levavam vantagem até que, ao minuto 26, Custódio coloca a mão na bola, no entender do árbitro, o que motivou a marcação de (mais...) uma grande penalidade para o Benfica. Simão, de tanto poder praticar este tipo de lance, não falhou e o Benfica colocava-se muito injustamente na frente.
Não se deixou abater o Sporting que podia mesmo ter empatado antes do descanso através de grande remate de Carlos Martins ao poste, de um cabeceamento ridículo de Deivid servido pelo mesmo Martins ou de um belo pontapé de Sá Pinto que Moretto defendeu com mestria para canto (pena o fiscal-de-linha ter "roubado" a defesa ao 31 encarnado assinalando...pontapé de baliza).
Eis que chega uma 2ª parte que vai ficar para a história! Apareceu mais acutilante o Benfica, mesmo sem contrariar o domínio do Sporting. Aos 55 minutos, para espanto geral, Paulo Bento tira Martins e coloca Nani em campo. Nos 5 minutos seguintes, o Sporting viveu o seu pior momento no jogo, na medida em que os jogadores andavam perdidos no meio campo. Contudo, o minuto 62 marca o início da reviravolta verde e branca. Na disputa de um lance dividido, Liedson é travado em falta por Beto. Pénalti para o Sporting, golo (o número 50) para Ricardo Sá Pinto.
A partir daqui, se já só dava Sporting, a "coisa" tornou-se ainda mais intensa. Algures pelo minuto 74, vindo sabe-se lá de onde, aparece um rapaz baixito, magro, com um 31 nas costas. Chamava-se Liedson! Ora este jovem não vai muito com a cara do Luisão. Porquê? Se gostasse dele, não lhe partia os rins como partiu, atirando, com um pontapé fulminante, para o fundo das malhas do "resgatado" Moretto. O Sporting estava finalmente na frente, com inteira justiça. Mas o rapaz tem destas coisas e não quis ficar por aqui. Vai daí, e já depois de Tonel ter falhado um golo fácil, após assistência fenomenal de Sá Pinto, o 31 do Sporting chega mais rápido à bola que o 31 do Benfica e...faz explodir de alegria todos os Sportinguistas no estádio, em casa, enquanto deixa os encarnados a explodir, mas de fúria. Isto tudo no minuto 83. O final do jogo aproximava-se.
O Sporting humilhara o Benfica na Luz.
Leão a Leão
Ricardo (3) A única coisa de relevante que fez foi...o penteado! Mero espectador.
Abel (3) Teve pela frente o, por todos considerado, melhor jogador do Benfica. Não teve tarefa fácil, principalmente na 2ª parte, mas no global levou a melhor.
Caneira (4) Mais um grande jogo de Marco Caneira. Eles bem que lhe chamam o "caça-leões" (marcou em dois jogos ao Sporting...), mas hoje Geovanni só se viu em condições quando foi substituído.
Tonel (4) Juntamente com Polga, foram de betão! Nem Nuno Gomes, nem Marcel incomodaram.
Polga (4) Igual a Tonel. Porém, sem a fífia do costume, Polga não seria Polga.
Custódio (3) De volta às boas exibições. Na primeira parte anulou Manduca (o que não foi difícil). Na 2ª pôde atacar mais.
Moutinho (4) Enorme! Fantástica exibição do "baixinho". Fez jogar que se fartou, a bola passou sempre pelos seus pés. Dos melhores!
Carlos Martins (3) Enquanto esteve em campo, enquanto teve pernas foi dos que mais lutou. Na primeira parte, a par de Moutinho, comandou um meio campo que não deu chances ao encarnado. A sua substituição foi uma surpresa.
Sá Pinto (4) De regresso aos bons velhos tempos. Lutou, jogou, suou, marcou! Fez tudo este Ricardo "Coração de Leão". Após alguns jogos a roçar a mediocridade, Sá Pinto regressou na Luz às grandes, enormes exibições.
Deivid (1) De longe, o pior dos Sportinguistas! Não domina uma bola, não ganha um lance, não sai a jogar...uma nulidade! Péssimo no jogo desta noite!
Liedson (5) Pouco mais há a dizer. Ele simplesmente...resolveu, como de costume! O melhor do Sporting.
Nani (3) A irreverência que faltava a um meio campo claramente superior. Belo jogo.
João Alves (-) 10 minutos em campo. Nada fez de relevante, a não ser festejar o 1-3.
Miguel Garcia (-) Jogou os descontos
Paulo Bento (5) Parece talhado para estes jogos. Já no Dragão conquistou um bom resultado. Na altura em que tirou Martins, critiquei-o, mas merece a nota máxima, na medida em que, foi à Luz, deu banho de bola e venceu! Queremos melhor? Que seja sempre assim...
O árbitro - Pedro Henriques
Vou ser sincero: para mim Custódio não comete pénalti. Mas não critico o árbitro, na medida em que o lance é de difícil análise. Porém, muitas vezes não marcou faltas a favor do Sporting, que marcaria a favor do Benfica. Alguma dualidade de critérios. Duvidoso ainda o suposto contacto entre Tonel e Nuno Gomes na área. Nada duvidosa era a cor do cartão a mostrar a Petit por mais um dos seus famosos coices, desta feita em Liedson: vermelho! Mesmo assim, nota 3!
Destaque também para os adeptos do Sporting. Juve Leo, Torcida, Duxxi, adeptos casuais, meros simpatizantes...os que estiveram na Luz! Em meu nome, enquanto Sportinguista, muito obrigado! Que festival que demos! Podem estar orgulhosos de nós, os nossos jogadores, da mesma maneira que estamos orgulhosos deles!
Concluindo, o Sporting foi à Luz fazer o que todos esperávamos: GANHAR! Provámos que estamos vivos! Teremos uma palavra importante ainda no que toca à luta pelo título. Venha o Nacional e o senhor Rui Alves, do nosso campeonato, na próxima jornada em Alvalade.
FORÇA SPORTING!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário