Leões gelam pavilhão da luz... outra vez!

|0 comentários

O Sporting venceu este fim de tarde, por duas bolas a uma, o benfica no pavilhão da luz, em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Futsal.

Os golos dos Campeões foram marcados por Davi e Bibi, premiando a organização e consistência táctica da equipa verde e branca.

Destaque também para os adeptos leoninos, que mais uma vez, em situação claramente adversa, marcaram presença em força no pavilhão encarnado, apoiando incondicionalmente a sua equipa.




"Ganhar ao Benfica já é um hábito do Sporting! (...)
À excepção do Paulinho e do João Benedito, o núcleo forte, que garantia as vitórias, manteve-se. Os meus jogadores transbordam humildade, e, por isso, não tenho de me preocupar com o futuro."
Paulo Fernandes, treinador do Sporting

Literalmente... o filme do jogo!

|0 comentários

Directamente de Moscovo, um ponto para o Leão!

|0 comentários

Photo

Spartak Moscovo 1 (Boyarintsev, 5min) - Sporting C.P. 1 (Nani, 59min)

Depois de muito se ter dito e escrito em relação a este jogo, aqui ficam as notas dos jogadores leoninos que, num campo complicado, lograram alcançar um ponto que pode ser precioso.

Ricardo 4 - Exibição muito conseguida do guardião leonino, sem culpas no golo, mas com duas grandes defesas que mantiveram os de Alvalade em jogo. O melhor jogador do Sporting em campo.

Miguel Garcia 1 - Muito fraco, falhou a toda a linha. Felizmente saiu ao intervalo.

Polga 4 - Imperial. Está numa grande forma e foi o pronto-socorro do sector mais recuado.

Tonel 2 - O golo do Spartak, onde tem responsabilidades, marcou-o de tal maneira que partiu para uma exibição precipitada e sem chama, onde acumulou erros, atrás de erros.

Caneira 3 - Mais uma bela exibição do defesa nesta Liga dos Campeões. Na primeira parte foi dos que melhor reagiu ao aperto moscovita.

Miguel Veloso- Mal batido no lance do golo dos da casa, revelou algumas dificulades em entrar no jogo. Bem melhor no segundo tempo, onde acabou a jogar a central.

João Moutinho 2 - Terá sido das suas exibições mais fracas de leão ao peito. Nunca pegou no jogo, exibindo-se a um nível apagado.

Nani 3 - Capaz do melhor e do pior. Tem tudo para ser dos melhores do Mundo. Falta-lhe estabilizar emocionalmente e jogar mais em equipa.

Tello 3 - Jogo discreto, mas útil do chileno. Melhor na segunda parte, quando passou para o lado canhoto da defesa. No primeiro tempo, a sua impotência no meio campo era gritante.

Djaló 2 - Inconsequente.

Liedson 3 - Incansável. Voltou a não marcar mas esteve directamente ligado ao golo leonino. Um jogador indispensável.

Alecsandro 3 - Revolucionou a frente de ataque, dando-lhe mais agressividade e lucidez.

Paredes 3 - Com ele, o meio campo só teve a ganhar. Classe, aliada a discernimento.

João Alves 1 - Entrou mal, cometendo falta em sítio perigoso para as malhas de Ricardo.

Paulo Bento 3 - Mais um ponto fora, num campo difícil. O futebol apresentado pela equipa não foi o melhor, mas o sintético não ajudou. Continua invencível na Champions.

Liga dos Campeões, 2ª jornada - Missão em Moscovo

|0 comentários

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Mais um ponto ganho nesta luta europeia!

Dia 18/10: Venham os Bávaros!

Duas falhas na cartilha do Professor

|0 comentários
Photo

G. D. Aves 0 - Sporting C. P. 2 (Alecsandro 15min, Tonel,82min)

Já cá faltava este...

|0 comentários

E porque quando o circo é grande, há sempre lugar para mais um palhaço, eis senão quando, essa mítica figura do trovadoresco imaginário do pontapé na bola lusitano, se lembra de versar acerca da próxima jornada. E que terá ele dito? Terá falado sobre os seus jogadores? Terá revelado que sistema de jogo usaria? Terá dado confiança aos pupilos que orienta? Terá enaltecido a juventude dos jogadores do Sporting e respectiva qualidade? Nada disso! Desengane-se quem pensar que o Professor Neca resolvera entrar pelo mundo da diplomacia futebolística. Sem mais delongas, cá vai a pérola saída da boca do Senhor Professor:

"Nós não estamos a contar com os pontos, porque sabemos o que vai acontecer, sabemos toda esta encenação e pressão que está a ser exercida para ter efeitos no próprio jogo".

Obrigado, Professor Neca, por existir!

Discurso Directo - João Moutinho

|0 comentários
Photo

“Nós só temos que trabalhar e lutar para vencer todos os jogos em que estamos inseridos. (...) A derrota com o Paços não abalou os níveis de confiança da equipa. Os nossos níveis estão altos e queremos tirar proveito disso. Estamos concentrados e empenhados em fazer um bom trabalho com vista às vitórias."

João Moutinho, 20/09/06

Boas notícias

|0 comentários

E enquanto o nosso departamento jurídico reúne as "provas do crime" para, com elas, fazer aquilo que pode ser feito, está na altura de esquecer o serviço do senhor João Ferreira e começar a preparar com "unhas e dentes" a deslocação à Vila das Aves.

E há novidades animadoras! Esta manhã, embora ainda ligeiramente condicionados, Paredes e Farnerud deram mais um importante passo no caminho da recuperação total, estando activos durante todo o treino, efectuando, inclusive, remates à baliza, na parte final do mesmo. Começa-se então a especular se serão já opções ou não para Sábado. Mas a verdade, é que a recuperação total está próxima. Já Custódio e Carlos Martins efecturam corrida no relvado pela primeira vez, desde que se encontram parados por lesão.

Boas notícias para atacar mais um ciclo que se antevê bastante complicado.

Não, não foi um pesadelo... aconteceu mesmo!

|0 comentários

Domingo, 17 de Setembro de 2006

img165/3964/imagenya9.jpg

"Polémica? Se o golo foi com a mão, não há razão para haver polémica, é tudo muito claro. O árbitro devia ter visto, mas nós não apitamos... assobiamos para o ar como se nada fosse. Amanhã vamos treinar normalmente... É o futebol...". Paulo Bento

"O que se passou hoje é lamentável, e estou a falar da arbitragem. Houve lances lamentáveis, como o do golo. Eu estou dentro do campo e talvez não seja a pessoa indicada para falar, mas penso que a arbitragem influenciou o resultado, por isso fomos prejudicados" . Caneira

"Não é fácil jogar contra o árbitro. Toda a gente viu que o golo é com mão, só ele é que não viu. E também senti que foi penálti, mas o árbitro entendeu não marcar." Liedson

"Não há nada a dizer, toda a gente viu. Resta-nos acreditar que não foi visto por quem manda, que é o árbitro. Foi um golo marcado com a mão e fez a diferença no resultado." Ricardo

"O Sporting vai fazer a participação disciplinar, que é um direito que lhe assiste nos termos do regulamento. O clube pode argumentar um erro grave, que é manifesto para todos. A participação terá os seus fundamentos e, eventualmente, iremos esperar também pelo relatório do árbitro para ver se reclamamos ou não a nota que lhe for dada. João Ferreira revelou incompetência" Miguel Ribeiro Telles

"Ronny deu um autêntico bofetão na bola. O árbitro, eventualmente mal colocado, ou com algum jogador pela frente, não vislumbrou e, erradamente, validou o golo. O jogador devia, ademais, ter sido advertido; João Moutinho foi empurrado, pelas costas, dentro da área pacense. Falta justificadora de grande penalidade. Equívoco duplo do árbitro, pois considerou lance merecedor de advertência ao jovem sportinguista; O defesa do Paços de Ferreira, com o pé esquerdo, tocou e travou o pé esquerdo de Liedson. Grande penalidade que ficou por assinalar. " Jorge Coroado

"Gostava de ter ganho sem polémica" José Mota

Há palhaços para tudo...

|0 comentários

Photo

"Não foi golo com a mão. O lance foi muito rápido, cheguei à bola e ela entrou, não tive a percepção se foi com a mão". Ronny

Palavras para quê?

Falta de classe, ambição e muito... João Ferreira!

|0 comentários

Sporting C. P. 0 - F.C. Paços de Ferreira 1 (Ronny, 45'+1 min)

Negativa! É o mínimo que se pode dizer da exibição do Sporting, principalmente na primeira metade do desafio, onde não se jogou futebol. Nojenta! É a palavra mais branda que consigo encontrar para caracterizar a exibição de um dos expontes máximos do lodo, do lamaçal, do estrume (e podia estar aqui até amanha...) que é o futebol português.

Sem querer com isto desculpar a exibição dos leões na primeira metade, João Ferreira foi, de facto, decisivo. Através de uma arbitragem cretina, este canalha roubou o Sporting, não só no lance do golo, ou num pretenso penalti sobre Liedson, como ao ser conivente com todo o anti-jogo da equipa que veio da capital do móvel (e do Plus, ao que parece...).

Vamos ao jogo! Para o jogo com o Paço, Paulo Bento apostou em: Ricardo; Miguel Garcia, Polga, Tonel, Caneira; Veloso, Moutinho, Nani, Romagnoli; Liedson e Alecsandro.

O começo do jogo foi morno. O Sporting nunca se conseguiu impor verdadeiramente na primeira parte, dando confiança ao Paços. Romagnoli fez um jogo péssimo, no qual nunca pegou no jogo, mas foi seguido bem de perto por um Nani (agora com a mania que é o Ronaldinho...), por Miguel Garcia (um zero autêntico) e Alecsandro (tive saudades do Pinilla e pedi Carlos Bueno... isto diz tudo!). Mesmo assim, o Sporting esteve perto do golo aos 18 minutos, quando Romagnoli rematou ao lado da baliza de Peçanha. Até então, o Paços já tinha rondado por algumas vezes a baliza de Ricardo, de tão macio que era o meio campo leonino. Aos 28 minutos, grande oportunidade para o Sporting, na marcação de um canto, com a bola a ressaltar em dois jogadores do Paços, tendo sido cortada em cima da linha de golo. O jogo caminhava a paços largos para o intervalo... Todavia, no minuto 45+1, dá-se um daqueles lances que não se esquecem jamais! Canto para o Paços, a bola passa pelos centrais leoninos e Ronny (pelas declarações do mesmo no final do jogo, está aqui uma jóia de pessoa, um daqueles que está perfeito para o campeonato em que joga...), ao melhor estilo de Sampras, imitando como ninguém Miguel Maia ou a fazer lembrar Ricardo Andorinho, consegue com a mão o que mais ninguém conseguiu com os pés. Sorrindo, como Olegário sorriu no Dragão há um ano, este senhor mandou todos para o balneário.

Na segunda parte, o Sporting tinha a obrigação de fazer mais e melhor. Azar, Peçanha e o anti-jogo do adversário (com a competência do palhaço do costume...), foram todavia mais fores que o esforço dos leões. Já com Djaló e Ronny em campo, o Sporting tudo tentou... Limitar-me-ei apenas a fazer um inventário das oportunidades flagrantes de golo: aos 54 minutos, Alecsandro de cabeça permitiu grande defesa a Peçanha;  aos 67, foi a vez de Djaló rematar e... Peçanha defender; aos 76, Bueno atira à barra e Polga, na recarga, por cima;  passados dois minutos, o mesmo Bueno (que entrou bem para o lugar de Alecsandro) permitiu nova grande intervenção ao guarda redes pacense; no minuto 81, foi Djaló, em posição privilegiada a rematar contra um defesa contrário e passados 60 segundos, Liedson cabeceia à malha lateral; já nos descontos, foi Tonel a falhar de cabeça dentro da pequena área. Pelo meio, lance muito duvidoso, com Liedson a ser derrubado na área. João Ferreira (quem mais?) mandou seguir...

Como se pode ver, o resultado podia ter sido outro, e João Ferreira não foi o único responsável. Mas que ajudou bastante, lá isso ajudou.

Leão a Leão

Ricardo (3) - Noite tranquila. Nada podia fazer no golo.

Miguel Garcia (1) - Muito mau. Será mesmo jogador para o Sporting?

Tonel (2) - Anormalmente intranquilo, nunca acertou na marcação a Ronny. Partilha com Polga responsabilidades no lance do golo.

Polga (4) - Apesar de não sair imaculado na jogada do golo pacense, esteve muitos furos acima do colega de sector. Bem a sair a jogar, cotou-se como o melhor jogador do Sporting.

Caneira (3) - Acutilante pela esquerda, foi dos que mais remou contra a maré na segunda metade.

Miguel Veloso (3) - Terá conquistado o lugar. Boa visão de jogo, bom sentido de antecipação. Estoirou a 20 minutos do final.

Moutinho (2) - Dos jogos mais fracos que realizou com a camisola do Sporting. Faltou-lhe discernimento.

Romagnoli (0) - Esteve em campo?

Nani (1) - Outra péssima exibição. Demasiado agarrado à bola, nunca fez a diferença.

Alecsandro (1) - Muito trapalhão, fez apenas um remate à baliza.

Liedson (1) - Por vezes, lutar não chega. Muito em baixo de forma, nunca foi o perigo que pode e deve ser para as redes adversárias.

Ronny (2) - Prometeu quando entrou, mas cedo se percebeu que não seria por ali que daríamos a volta ao jogo.

Djaló (3) - Dos mais inconformados, soube ganhar espaços, foi rápido e colocou Peçanha à prova.

Bueno (3) - Boa entrada em campo e, por duas vezes, esteve próximo de marcar.

Paulo Bento (3) - Os bons também falham. E hoje Paulo Bento não foi feliz. Mal na abordagem ao jogo (Nani devia ter ficado de fora e Alecsandro não está em forma para aguentar... 20 minutos), nunca viu o seu meio campo a pressionar. Na hora de maior aperto, colocou Bueno, o que me pareceu acertado. Todavia, o Sporting não pode jogar só 45 minutos por jogo.

O árbitro - João Ferreira (0) - Está tudo dito. Este senhor, apreciado e pedido por muitos, tido como um "homem exemplar" dado o seu passado militar, deu uma grande ajuda ao descalabro emocional que se abateu sobre os jogadores do Sporting. Sobre o lance do golo, não vale a pena dizer mais nada. Errou premeditadamente! Sabia o que tinha de fazer e fê-lo sem vergonha na cara. O anti-jogo pacense nunca foi castigado. Já para não falar de um lance em que João Moutinho é empurrado dentro da grande área e vê amarelo e no pénalti sobre Liedson... Uma vergonha de exibição mas ao nível da bandalheira a que estamos habituados. Isto só pára quando um dia alguém se "magoar" a sério. E pela minha vontade, já esteve mais longe. Bem mais longe... (o que eu me esforcei para me controlar neste último parágrafo...).

Positivo - Adepos leoninos - Dirigiram-se ao estádio e fizeram tudo o que estava ao seu alcance para que a equipa desse a volta ao resultado, não obstante o modo obsceno com que são tratados pela Direcção. Louve-se também a atitude da equipa na 2ª parte.

Negativo - Anti-jogo pacense - Um nojo! Quer durante os 90 minutos, quer no final do desafio com comentários dos artistas que vieram da capital do móvel. Estão bem para o futebolzinho que temos...

Concluindo - O resultado é injusto. Podiamos e deviamos ter feito muito mais, mas o azar também esteve hoje presente no relvado. É importante que a equipa recupere bem deste "choque" e que parta para cima do Desportivo das Aves com todas as "ganas" e mais algumas. Quanto ao resto, exije-se da parte dos responsáveis leoninos posições de força! Estamos fartos de ser enganados e bater palmas... Enoja-me ouvir Soares Franco (que pouco manda) dizer que assuntos como o "Apito Dourado" ficam para depois, ou serão entregues ao departamento jurídico. Se calhar, por sermos assim tão diferentes, por sermos os "queques" do futebol português... é que fomos hoje derrotados!

Entrada de "Campeões"

|0 comentários

Anche il maxischermo dello stadio ci ricorda che il risultato è cambiato. Reuters

Sporting C. P. 1 (Caneira, 64 min)  - Internazionale F.C. 0

12 de Setembro, 19h45, ano de 2006, Lisboa. Uma data que ficará para a História! Foi só uma vitória, foi só um jogo, foram só três pontos... Mas foi também a noite em que a equipa mais jovem de sempre a entrar em campo na Liga dos Campeões bateu um histórico do futebol, um candidato fortíssimo à conquista do troféu, o campeão do campeonato mais rico tacticamente à face da Terra. Resumindo, o 12 de Setembro ficará para a História como a noite em que o poderio italiano saiu vergado de um Inferno chamado Alvalade; a noite em que o Sporting venceu o Inter de Milão!

Apostando num onze surpreendente, Paulo Bento fez alinhar de início o guardião Ricardo, seguido de quatros defesas (Caneira, Tonel, Polga e Abel), Veloso a médio defensivo, Moutinho, Nani e Romagnoli como médios, e a "jovem fera" Djaló a acompanhar o maior 31 das defesas contrárias, Liedson.

Começa o jogo, com o Inter a colocar Ricardo em sentido com um remate do sueco Ibrahimovic à figura do guardião português. Todavia o Sporting soube controlar o ímpeto inicial dos interistas, algo que não tem acontecido este ano, e aos 15 minutos já a partida estava equilibrada. Num jogo rico tacticamente, onde o losango leonino conseguia anular o jogo italiano com dois avançados a fugirem para as linhas, os laterais a subirem até à area contrária, dois médios recuados e Figo, a tentar criar desiquilíbrios apartir das movimentações de Adriano e Zlatan, eram poucas as hipóteses de golo e o domínio da partida era repartido. Lances de perigo só mesmo dois de Adriano, com um remate e cabeceamento já próximo do intervalo, uma arrancada de Djaló, uma subida de Caneira à área italiana e um remate de Nani à figura.

O intervalo chegara entretanto, e começava-se a acreditar que era possível surpreender em Alvalade.

Na ressaca do descanso, a equipa chegou a dormitar, permitindo que durante 5 minutos, o Inter se colocasse no nosso meio campo. Todavia, um pontapé de canto junto à mítica Sul fez acordar a equipa e o estádio. A partir daí, começou a dar Sporting...e a dar a sério! Romagnoli achou piada e rematou com perigo à baliza de Toldo. Djaló seguiu-lhe o exemplo e, depois de grande desmarcação a passe de Liedson, fez o mesmo. "Ora já aquilo estou, deixa-me tentar a mim também"! Se foi isto ou não que passou na cabeça de Caneira, não sei. Mas que o que ele fez foi do outro mundo, lá isso foi. Então cá vai: minuto 64, Tonel rasga o meio campo do Inter, Caneira recebe, passa por cima de Maicon e... toma lá Toldo. Sinceramente, é só o que me apetece dizer acerca desta pérola. E o Sporting estava na frente... Já com Alecsandro em campo, no lugar do Pipi, Vieira, à boa maneira francesa, tem uma entrada estúpida sobre o brasileiro, vendo assim o segundo cartão amarelo e respectivo vermelho. A partir daqui o Sporting começou a controlar o jogo. Dando ao Inter liberdade para atacar, Miguel Veloso e companhia limpavam tudo, permitindo ao tridente atacante e ao super Moutinho carregar em cima de Cordoba e amigos, com perigosos (mas, preocupantemente, inconsequentes...) contra-ataques. Até ao final, destaque para um falhanço de Liedson à boca da baliza e a um remate de Ibrahimovic (o tão famoso "susto habitual") a passar a milímetros do poste direito de Ricardo.

Mas não havia de ser nada... Ganhámos 1-0!

Leão a Leão

Ricardo 3 - Sem problemas de maior, esteve sempre seguro.

Abel 2 - Noite menos conseguida, permitindo que Adriano ou Grosso ganhassem muitas vezes a mais.

Tonel 4 - Grande exibição. Simplesmente perfeito.

Polga 4 - Quando Polga quer é mesmo um Campeão do Mundo.

Caneira 4 - Algo trapalhão no início, cresceu imenso ao longo do jogo. E fez "aquilo".

Miguel Veloso 5 - Se a perfeição existe, contra o Inter, este jogador esteve lá perto. Enorme exibição, a varrer tudo o que era jogo italiano, a fazer passes de 30 metros, etc etc. Se continuar assim, o lugar é dele.

João Moutinho 5 - Em todo o lado! Defendia, atacava, carregava o jogo, era carregado... Mais uma vez, simplesmente, o melhor jogador do Sporting.

Nani 2 - Não foi a sua noite! Muito individualista, conseguiu colocar em sentido por algumas vezes o último reduto interista, mas perdeu bolas ridículas, o que poderia ter sido fatal.

Romagnoli 3 - Uns furos acima de Nani, mas nada que compare a Moutinho ou Veloso. Soube sair a jogar, na hora de maior controlo leonino foi dos que mais fez jogar. Todavia, dá-se o estranho fenómeno de, muitas vezes, desaparecer dos jogo.

Djaló 3 - A surpresa de Paulo Bento tentou combinar bem com Liedson, conseguindo-o algumas vezes. Destaque para grande jogada individual na primeira parte.

Liedson 3 - Esforçado. Anda com a pontaria desafinada, mas como "trabalhador" que é, é indispensável em todos os jogos.

Alecsandro 2 - Procurou criar desiquilíbrios no lado direito do ataque leonino. Boas combinações, pouco mais.

Tello 2 - Para segurar o meio campo, o chileno foi bastante útil. Não me lembro de o ver perder uma bola.

Paulo Bento 4 - Ganhar ao Inter não é para qualquer um. O nosso treinador mostrou "tê-los no sítio", quando decidiu defender com... 3 na frente, mantendo em sentido a defesa italiana. A consistência mental da equipa é, neste momento, incrivelmente precoce. Pareceu demorar um bocado a mexer no meio campo e talvez se tivesse justificado a saída de Djaló para segurar o miolo. Mesmo assim, muito bem.

O árbitro - Alain Hamer 3 - O luxemburguês chegou a assustar bastante do início do jogo mostrando-se assustado com o poderio dos italianos. Todavia Alvalade "acordou-o" e depois de meia hora terrívelmente interista, resolveu acabar em grande nível.

Positivo - Estrutura mental da equipa - Uma média de 24,4 anos de idade em campo, com quatro putos de 20 anos, não impediu de mostrar um Sporting mentalmente forte como o aço, que nunca perdeu o controlo emocional, mostrando enorme maturidade.

Negativo - Poucas oportunidades de golo criadas - Não foi grave, mas é importante que os nossos avançados comecem a marcar golos...

Concluindo - Foi uma vitória histórica! Mas apenas isso... 3 pontos na primeira jornada da Liga dos Campeões. Alvalade a "meter medo" ao adversário e a "levar ao colo" os seus jogadores. Não adiantará para nada se as exibições como as de este jogo não se repetirem nos próximos. Mesmo assim, a continuar desta maneira, este Sporting promete.

Uma noite mágica!

|0 comentários





(vídeos youtube.com)

"Champions League", Cap.I - E a história começa assim...

|0 comentários

Photo

Photo

Photo

Inter-Milan's alter Samuel (R) and Olivi

Inter-Milan's Luis Figo (L) vies with Sp

Inter-Milan's Luis Figo (R) vies with Sp

Sporting's coach Daniel Silva Pereira (L

Photo

Sporting's Marco Caneira (2nd R) celebra

Photo

Photo

Inter-Milan's Dejan Stankovic and Ivan C

Photo

Liga dos Campeões regressa a Alvalade!

Próxima paragem: Moscovo

Magia na Choupana (ou a incansável mania de sofrer!)

|0 comentários
Photo

G. D. Nacional 0 - Sporting C. P. 1 (Nani, 12 min)

(Crónica disponível brevemente)

Debate Público #8 - Comente, se ainda conseguir...

|0 comentários


"O Ministério Público arquivou o processo contra o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, por suspeita de crimes de corrupção desportiva no jogo Beira-Mar-FC Porto de 18 de Abril de 2004 (...)"
DN, 04/09/06



"O presidente da Liga, Valentim Loureiro, e o seu filho, o presidente do Boavista João Loureiro, escolheram por diversas vezes os árbitros para os jogos do clube do Bessa na época 2003/04(...). "
Record, 06/09/06



"O Sporting Clube de Portugal é uma das equipas que terá sido prejudicada pelas arbitragens na época 2003/04, devido a um complexo jogo de bastidores (...) O referido jogo (Gil Vicente - Sporting, 2003/04) foi arbitrado por Paulo Paraty e a Polícia Judiciária interceptou, dias antes da partida, contactos entre o empresário António Araújo, que mantém negócios com o FC Porto, e um dos auxiliares que fazia equipa com o árbitro do Porto, Devesa Neto. "Eu depois de amanhã ligo-lhe, que eu precisava de, eu precisava de falar com o Paulo (à) que preciso de lhe dar uma palavrinha, está bem?", disse Araújo a Devesa Neto (...) Neste mesmo dia, Paraty fala com Devesa Neto ao telefone e pela conversa percebe-se que o outro árbitro assistente do jogo, Serafim Nogueira, "iria beneficiar o Gil Vicente e um terceiro clube, o FC Porto", segundo refere o Ministério Público de Gondomar no despacho de arquivamento (...)
Record, 07/09/06



"Durante a primeira parte desse encontro, eu disse para o banco de suplentes que iria ser expulso da partida. Chamem-lhe sexto sentido ou que quiserem, mas estava a prever e realmente acabei por ver o cartão vermelho. Lembro-me, ainda, que no Bessa também fui expulso, tal como o Pedro Barbosa". Rui Jorge, expulso no dito desafio.
Record, 08/09/06



"O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, negociou o árbitro para a meia-final da Taça de Portugal de 2003/04 com o Belenenses em conversa com Valentim Loureiro, noticiou hoje o Público citando escutas do processo "Apito Dourado". (...) nessa conversa Vieira começa por se queixar pelo facto de o árbitro nomeado para o jogo não ser Paulo Paraty, conforme havia sido anunciado por Pinto de Sousa, à data presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a um advogado com ligações ao Benfica. (...) Por outro lado, o dirigente do Benfica também desvaloriza a escolha: "Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado". (...) "
Record, 08/09/06

"É difícil ver uma figura como eu que não tem rabos de palha." Luís Filipe Vieira
A Bola, 08/09/06

Se ao ler isto não vomitou, ou se o nojo que o invade ainda o permite, gostariamos que partilhasse connosco o seu comentário...

Prognósticos ... só antes do jogo! 2006/07

|0 comentários

Nacional da Madeira - Sporting Clube de Portugal

E com a segunda jornada da Superliga, regressa também o "Prognósticos". É assim, após um Verão onde pouco se faz (contrariamente ao Tó que anda a bulir que nem um desalmado...), mas onde o tempo parece que voa, o Porta10A regressa, aos poucos, à normaliade.

Desta feita, o nosso clube desloca-se à Choupana para defrontar o incómodo Nacional da Madeira. Incómodo por vários motivos. A equipa é boa, o treinador é muito competente, o estádio (???) é miserável, o público é "chato", o presidente é doido... É fácil depreender que não se prevê tarefa nada fácil para os Leões de Alvalade nesta visita às ilhas.

Para trazer da terra do "quinhentinhos" os 3 pontos, Paulo Bento teve alguma dificuldade em convocar 18 jogadores, dadas as lesões que atacaram o plantel nos últimos tempos. Com Carlos Martins, Farnerud, Custódio e  Paredes lesionados e com o jovem Yannick Djaló castigado, o técnico teve mesmo que recorrer aos juniores para completar a convocatória. Sendo assim, os convocados para o jogo da Madeira são: Ricardo e Tiago (guarda-redes); Polga, Ronny, Caneira, Tonel, Miguel Veloso, Abel e Miguel Garcia (defesas); Tello, Nani, João Moutinho, Romagnoli, João Alves e Yannick Pupo (médios); Liedson, Alecsandro e Bueno (avançados).

Como se pode verificar, destaque para a inclusão na lista do junior brasileiro Yannick Pupo e para a estreia do ponta de lança Alecsandro.

Quanto ao 11 inicial, na minha opinião, Paulo Bento deveria apostar em: Ricardo, na baliza; Caneira, Abel, Tonel e Polga; Moutinho, João Alves, Romagnoli e Nani; Liedson e Carlos Bueno. Na defesa, creio que se deve dar mais uma oportunidade a Abel, não obstante a bela exibição de Ronny na 1ª jornada. Todavia, penso que Ronny poderá ser mais útil se entrar durante a segunda parte, mesmo para o meio campo. No miolo, face às ausências de Custódio e Paredes, Moutinho deverá recuar para médio defensivo, enquanto Romagnoli será o condutor de jogo. Alves mais descaído para a direita e Nani na esquerda, terão de conferir a amplitude necessária ao jogo do Sporting, caso contrário... estaremos mal. Na frente, Carlos Bueno terá a sua oportunidade para provar que já está mais rotinado com o inevitável Liedson. Senão, salta fora. No banco, Tello para o lugar de Alves (trocando depois de flanco com Nani), ou Ronny são as alternativas possíveis, num Sporting muito debilitado.

O Nacional, treinado esta época por Carlos Brito, vem de um resultado negativo no derby da Madeira e quererá dar uma alegria à sua (chata...) massa associativa. O guarda redes Benaglio, presente no último campeonato do Mundo, o defesa Ávalos, o médio Bruno ou o avançado Chilikov personificam bem a árdua tarefa que os nossos jogadores enfrentarão.

Na época passada, o Sporting saiu derrotado da Choupana por 2-1, não vencendo nesse terreno há mais de uma década. Está, pois, na altura de matar o "borrego", da equipa do... urso!

O jogo realiza-se amanhã, Sábado, às 19 horas, com transmissão directa na SportTV  e será apitado por Paulo Paraty (para alguns, o que deliberadamente nos prejudicou em Barcelos; para outros, o árbitro preferido; ou simplesmente... o "árbitro do título").

Resta-nos ser melhores que os adversários e... vencer!

 FORÇA SPORTING!

Porta10A em Munique!

|0 comentários


31/10/06 - FC Bayern Munchen - Sporting Clube de Portugal

O vôo já está marcado! É só preciso a FIFA deixar...

Actualidade Leonina

|0 comentários
Deivid no Fenerbahçe



Após a vitóra sobre o Boavista, na qual o brasileiro se cotou como o melhor em campo, surgiu a notícia que Deivid estaria a caminho do futebol turco, mais propriamente do Fenerbahçe para fazer dupla com o sérvio Kezman, o que se veio a confirmar. A transferência envolveu 6 milhões de euros, ficando o Sporting com direito a 75%, ou seja 4,5 milhões. Na hora da despedida, Deivid revelou não guardar rancor a ninguém, afirmando, todavia, que não contava com a confiança de Paulo Bento.
Que seja no Fener, o profissional que nunca foi no Sporting e que regresse em Maio para festejar o título.

Chegou a "Fera"!



E o substituto de Deivid não se fez esperar muito tempo. Alecsandro, de 25 anos, ex-Cruzeiro de Belo Horizonte, vestirá a camisola 19. Este avançado, que esteve com um pé no Bétis de Sevilha, vem por empréstimo até ao final da época, por 500 mil euros, ficando o Sporting com direito de opção no final da época, por 3 milhões de euros. O novo avançado, possante, contava já com 5 golos marcados no Brasileirão 2006.

Douala vai jogar no Portsmouth



Após não se ter cansado de pedir para sair, o camaronês Douala, que não era primeira opção de Paulo Bento, viu-lhe ser satisfeita a sua vontade e vai jogar nos igleses do Portsmouth, por empréstimo, num negócio em que o Sporting receberá 1 milhão de euros. Caso o jogador se afirme no futebol inglês, os "Pompeys" ficam com direito de opção, cabendo ao Sporting receber mais 2,5 milhões de euros.

5 Leões na Selecção AA



Motivo de orgulho para todos os Sportinguistas. Ricardo, Caneira, Carlos Martins, João Moutinho e Nani foram chamados por Scolari para o amigável contra a Dinamarca e para o desafio a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2008. Boa sorte, Leões!