Entrada de "Campeões"

Anche il maxischermo dello stadio ci ricorda che il risultato è cambiato. Reuters

Sporting C. P. 1 (Caneira, 64 min)  - Internazionale F.C. 0

12 de Setembro, 19h45, ano de 2006, Lisboa. Uma data que ficará para a História! Foi só uma vitória, foi só um jogo, foram só três pontos... Mas foi também a noite em que a equipa mais jovem de sempre a entrar em campo na Liga dos Campeões bateu um histórico do futebol, um candidato fortíssimo à conquista do troféu, o campeão do campeonato mais rico tacticamente à face da Terra. Resumindo, o 12 de Setembro ficará para a História como a noite em que o poderio italiano saiu vergado de um Inferno chamado Alvalade; a noite em que o Sporting venceu o Inter de Milão!

Apostando num onze surpreendente, Paulo Bento fez alinhar de início o guardião Ricardo, seguido de quatros defesas (Caneira, Tonel, Polga e Abel), Veloso a médio defensivo, Moutinho, Nani e Romagnoli como médios, e a "jovem fera" Djaló a acompanhar o maior 31 das defesas contrárias, Liedson.

Começa o jogo, com o Inter a colocar Ricardo em sentido com um remate do sueco Ibrahimovic à figura do guardião português. Todavia o Sporting soube controlar o ímpeto inicial dos interistas, algo que não tem acontecido este ano, e aos 15 minutos já a partida estava equilibrada. Num jogo rico tacticamente, onde o losango leonino conseguia anular o jogo italiano com dois avançados a fugirem para as linhas, os laterais a subirem até à area contrária, dois médios recuados e Figo, a tentar criar desiquilíbrios apartir das movimentações de Adriano e Zlatan, eram poucas as hipóteses de golo e o domínio da partida era repartido. Lances de perigo só mesmo dois de Adriano, com um remate e cabeceamento já próximo do intervalo, uma arrancada de Djaló, uma subida de Caneira à área italiana e um remate de Nani à figura.

O intervalo chegara entretanto, e começava-se a acreditar que era possível surpreender em Alvalade.

Na ressaca do descanso, a equipa chegou a dormitar, permitindo que durante 5 minutos, o Inter se colocasse no nosso meio campo. Todavia, um pontapé de canto junto à mítica Sul fez acordar a equipa e o estádio. A partir daí, começou a dar Sporting...e a dar a sério! Romagnoli achou piada e rematou com perigo à baliza de Toldo. Djaló seguiu-lhe o exemplo e, depois de grande desmarcação a passe de Liedson, fez o mesmo. "Ora já aquilo estou, deixa-me tentar a mim também"! Se foi isto ou não que passou na cabeça de Caneira, não sei. Mas que o que ele fez foi do outro mundo, lá isso foi. Então cá vai: minuto 64, Tonel rasga o meio campo do Inter, Caneira recebe, passa por cima de Maicon e... toma lá Toldo. Sinceramente, é só o que me apetece dizer acerca desta pérola. E o Sporting estava na frente... Já com Alecsandro em campo, no lugar do Pipi, Vieira, à boa maneira francesa, tem uma entrada estúpida sobre o brasileiro, vendo assim o segundo cartão amarelo e respectivo vermelho. A partir daqui o Sporting começou a controlar o jogo. Dando ao Inter liberdade para atacar, Miguel Veloso e companhia limpavam tudo, permitindo ao tridente atacante e ao super Moutinho carregar em cima de Cordoba e amigos, com perigosos (mas, preocupantemente, inconsequentes...) contra-ataques. Até ao final, destaque para um falhanço de Liedson à boca da baliza e a um remate de Ibrahimovic (o tão famoso "susto habitual") a passar a milímetros do poste direito de Ricardo.

Mas não havia de ser nada... Ganhámos 1-0!

Leão a Leão

Ricardo 3 - Sem problemas de maior, esteve sempre seguro.

Abel 2 - Noite menos conseguida, permitindo que Adriano ou Grosso ganhassem muitas vezes a mais.

Tonel 4 - Grande exibição. Simplesmente perfeito.

Polga 4 - Quando Polga quer é mesmo um Campeão do Mundo.

Caneira 4 - Algo trapalhão no início, cresceu imenso ao longo do jogo. E fez "aquilo".

Miguel Veloso 5 - Se a perfeição existe, contra o Inter, este jogador esteve lá perto. Enorme exibição, a varrer tudo o que era jogo italiano, a fazer passes de 30 metros, etc etc. Se continuar assim, o lugar é dele.

João Moutinho 5 - Em todo o lado! Defendia, atacava, carregava o jogo, era carregado... Mais uma vez, simplesmente, o melhor jogador do Sporting.

Nani 2 - Não foi a sua noite! Muito individualista, conseguiu colocar em sentido por algumas vezes o último reduto interista, mas perdeu bolas ridículas, o que poderia ter sido fatal.

Romagnoli 3 - Uns furos acima de Nani, mas nada que compare a Moutinho ou Veloso. Soube sair a jogar, na hora de maior controlo leonino foi dos que mais fez jogar. Todavia, dá-se o estranho fenómeno de, muitas vezes, desaparecer dos jogo.

Djaló 3 - A surpresa de Paulo Bento tentou combinar bem com Liedson, conseguindo-o algumas vezes. Destaque para grande jogada individual na primeira parte.

Liedson 3 - Esforçado. Anda com a pontaria desafinada, mas como "trabalhador" que é, é indispensável em todos os jogos.

Alecsandro 2 - Procurou criar desiquilíbrios no lado direito do ataque leonino. Boas combinações, pouco mais.

Tello 2 - Para segurar o meio campo, o chileno foi bastante útil. Não me lembro de o ver perder uma bola.

Paulo Bento 4 - Ganhar ao Inter não é para qualquer um. O nosso treinador mostrou "tê-los no sítio", quando decidiu defender com... 3 na frente, mantendo em sentido a defesa italiana. A consistência mental da equipa é, neste momento, incrivelmente precoce. Pareceu demorar um bocado a mexer no meio campo e talvez se tivesse justificado a saída de Djaló para segurar o miolo. Mesmo assim, muito bem.

O árbitro - Alain Hamer 3 - O luxemburguês chegou a assustar bastante do início do jogo mostrando-se assustado com o poderio dos italianos. Todavia Alvalade "acordou-o" e depois de meia hora terrívelmente interista, resolveu acabar em grande nível.

Positivo - Estrutura mental da equipa - Uma média de 24,4 anos de idade em campo, com quatro putos de 20 anos, não impediu de mostrar um Sporting mentalmente forte como o aço, que nunca perdeu o controlo emocional, mostrando enorme maturidade.

Negativo - Poucas oportunidades de golo criadas - Não foi grave, mas é importante que os nossos avançados comecem a marcar golos...

Concluindo - Foi uma vitória histórica! Mas apenas isso... 3 pontos na primeira jornada da Liga dos Campeões. Alvalade a "meter medo" ao adversário e a "levar ao colo" os seus jogadores. Não adiantará para nada se as exibições como as de este jogo não se repetirem nos próximos. Mesmo assim, a continuar desta maneira, este Sporting promete.

Sem comentários:

Enviar um comentário