Falta de classe, ambição e muito... João Ferreira!

Sporting C. P. 0 - F.C. Paços de Ferreira 1 (Ronny, 45'+1 min)

Negativa! É o mínimo que se pode dizer da exibição do Sporting, principalmente na primeira metade do desafio, onde não se jogou futebol. Nojenta! É a palavra mais branda que consigo encontrar para caracterizar a exibição de um dos expontes máximos do lodo, do lamaçal, do estrume (e podia estar aqui até amanha...) que é o futebol português.

Sem querer com isto desculpar a exibição dos leões na primeira metade, João Ferreira foi, de facto, decisivo. Através de uma arbitragem cretina, este canalha roubou o Sporting, não só no lance do golo, ou num pretenso penalti sobre Liedson, como ao ser conivente com todo o anti-jogo da equipa que veio da capital do móvel (e do Plus, ao que parece...).

Vamos ao jogo! Para o jogo com o Paço, Paulo Bento apostou em: Ricardo; Miguel Garcia, Polga, Tonel, Caneira; Veloso, Moutinho, Nani, Romagnoli; Liedson e Alecsandro.

O começo do jogo foi morno. O Sporting nunca se conseguiu impor verdadeiramente na primeira parte, dando confiança ao Paços. Romagnoli fez um jogo péssimo, no qual nunca pegou no jogo, mas foi seguido bem de perto por um Nani (agora com a mania que é o Ronaldinho...), por Miguel Garcia (um zero autêntico) e Alecsandro (tive saudades do Pinilla e pedi Carlos Bueno... isto diz tudo!). Mesmo assim, o Sporting esteve perto do golo aos 18 minutos, quando Romagnoli rematou ao lado da baliza de Peçanha. Até então, o Paços já tinha rondado por algumas vezes a baliza de Ricardo, de tão macio que era o meio campo leonino. Aos 28 minutos, grande oportunidade para o Sporting, na marcação de um canto, com a bola a ressaltar em dois jogadores do Paços, tendo sido cortada em cima da linha de golo. O jogo caminhava a paços largos para o intervalo... Todavia, no minuto 45+1, dá-se um daqueles lances que não se esquecem jamais! Canto para o Paços, a bola passa pelos centrais leoninos e Ronny (pelas declarações do mesmo no final do jogo, está aqui uma jóia de pessoa, um daqueles que está perfeito para o campeonato em que joga...), ao melhor estilo de Sampras, imitando como ninguém Miguel Maia ou a fazer lembrar Ricardo Andorinho, consegue com a mão o que mais ninguém conseguiu com os pés. Sorrindo, como Olegário sorriu no Dragão há um ano, este senhor mandou todos para o balneário.

Na segunda parte, o Sporting tinha a obrigação de fazer mais e melhor. Azar, Peçanha e o anti-jogo do adversário (com a competência do palhaço do costume...), foram todavia mais fores que o esforço dos leões. Já com Djaló e Ronny em campo, o Sporting tudo tentou... Limitar-me-ei apenas a fazer um inventário das oportunidades flagrantes de golo: aos 54 minutos, Alecsandro de cabeça permitiu grande defesa a Peçanha;  aos 67, foi a vez de Djaló rematar e... Peçanha defender; aos 76, Bueno atira à barra e Polga, na recarga, por cima;  passados dois minutos, o mesmo Bueno (que entrou bem para o lugar de Alecsandro) permitiu nova grande intervenção ao guarda redes pacense; no minuto 81, foi Djaló, em posição privilegiada a rematar contra um defesa contrário e passados 60 segundos, Liedson cabeceia à malha lateral; já nos descontos, foi Tonel a falhar de cabeça dentro da pequena área. Pelo meio, lance muito duvidoso, com Liedson a ser derrubado na área. João Ferreira (quem mais?) mandou seguir...

Como se pode ver, o resultado podia ter sido outro, e João Ferreira não foi o único responsável. Mas que ajudou bastante, lá isso ajudou.

Leão a Leão

Ricardo (3) - Noite tranquila. Nada podia fazer no golo.

Miguel Garcia (1) - Muito mau. Será mesmo jogador para o Sporting?

Tonel (2) - Anormalmente intranquilo, nunca acertou na marcação a Ronny. Partilha com Polga responsabilidades no lance do golo.

Polga (4) - Apesar de não sair imaculado na jogada do golo pacense, esteve muitos furos acima do colega de sector. Bem a sair a jogar, cotou-se como o melhor jogador do Sporting.

Caneira (3) - Acutilante pela esquerda, foi dos que mais remou contra a maré na segunda metade.

Miguel Veloso (3) - Terá conquistado o lugar. Boa visão de jogo, bom sentido de antecipação. Estoirou a 20 minutos do final.

Moutinho (2) - Dos jogos mais fracos que realizou com a camisola do Sporting. Faltou-lhe discernimento.

Romagnoli (0) - Esteve em campo?

Nani (1) - Outra péssima exibição. Demasiado agarrado à bola, nunca fez a diferença.

Alecsandro (1) - Muito trapalhão, fez apenas um remate à baliza.

Liedson (1) - Por vezes, lutar não chega. Muito em baixo de forma, nunca foi o perigo que pode e deve ser para as redes adversárias.

Ronny (2) - Prometeu quando entrou, mas cedo se percebeu que não seria por ali que daríamos a volta ao jogo.

Djaló (3) - Dos mais inconformados, soube ganhar espaços, foi rápido e colocou Peçanha à prova.

Bueno (3) - Boa entrada em campo e, por duas vezes, esteve próximo de marcar.

Paulo Bento (3) - Os bons também falham. E hoje Paulo Bento não foi feliz. Mal na abordagem ao jogo (Nani devia ter ficado de fora e Alecsandro não está em forma para aguentar... 20 minutos), nunca viu o seu meio campo a pressionar. Na hora de maior aperto, colocou Bueno, o que me pareceu acertado. Todavia, o Sporting não pode jogar só 45 minutos por jogo.

O árbitro - João Ferreira (0) - Está tudo dito. Este senhor, apreciado e pedido por muitos, tido como um "homem exemplar" dado o seu passado militar, deu uma grande ajuda ao descalabro emocional que se abateu sobre os jogadores do Sporting. Sobre o lance do golo, não vale a pena dizer mais nada. Errou premeditadamente! Sabia o que tinha de fazer e fê-lo sem vergonha na cara. O anti-jogo pacense nunca foi castigado. Já para não falar de um lance em que João Moutinho é empurrado dentro da grande área e vê amarelo e no pénalti sobre Liedson... Uma vergonha de exibição mas ao nível da bandalheira a que estamos habituados. Isto só pára quando um dia alguém se "magoar" a sério. E pela minha vontade, já esteve mais longe. Bem mais longe... (o que eu me esforcei para me controlar neste último parágrafo...).

Positivo - Adepos leoninos - Dirigiram-se ao estádio e fizeram tudo o que estava ao seu alcance para que a equipa desse a volta ao resultado, não obstante o modo obsceno com que são tratados pela Direcção. Louve-se também a atitude da equipa na 2ª parte.

Negativo - Anti-jogo pacense - Um nojo! Quer durante os 90 minutos, quer no final do desafio com comentários dos artistas que vieram da capital do móvel. Estão bem para o futebolzinho que temos...

Concluindo - O resultado é injusto. Podiamos e deviamos ter feito muito mais, mas o azar também esteve hoje presente no relvado. É importante que a equipa recupere bem deste "choque" e que parta para cima do Desportivo das Aves com todas as "ganas" e mais algumas. Quanto ao resto, exije-se da parte dos responsáveis leoninos posições de força! Estamos fartos de ser enganados e bater palmas... Enoja-me ouvir Soares Franco (que pouco manda) dizer que assuntos como o "Apito Dourado" ficam para depois, ou serão entregues ao departamento jurídico. Se calhar, por sermos assim tão diferentes, por sermos os "queques" do futebol português... é que fomos hoje derrotados!

Sem comentários:

Enviar um comentário