Finalmente... Liga dos Campeões!!!



Sporting C.P. 1 (João Moutinho, 20min) - Sporting C. Braga 0

O Sporting garantiu no Domingo a presença directa na Liga dos Campeões, passados 6 anos da última (e triste...) participação na mesma. E quem mais do que aquele que será provavelmente um dos melhores do Mundo, num futuro próximo, um miúdo de 19 anos, humilde (não é nenhum Moutilélé), que joga que se farta, para selar este justo 2º lugar? Bastou um golo de João Moutinho para derrotar o incómodo Sporting de Braga no Estádio de Alvalade e acabar de vez com as dúvidas e com as tentativas de usurpação em relação ao 2º posto da tabela classificativa.

Paulo Bento colocou de início um 11 com algumas alterações relativamente ao jogo de Vila do Conde. Ricardo continuou na baliza, Abel voltou à defesa onde fez companhia a Hugo (outra novidade), Tonel e Caneira. No meio campo Custódio, Moutinho, Nani e Tello, a apoiarem um ataque composto por Deivid e Liedson.

O Sporting entrou bem no desafio e tentou de início marcar a diferença. Liedson e Tello podiam ter feito mais logo a abrir o jogo. Alicerçado num esquema de 4-4-2 com Nani encostado à direita e Tello à esquerda, o Sporting à passagem do minuto 10, começou a sentir algumas dificuldades perante um Braga de Jesualdo Ferreira que se colocava extraordinariamente bem no relvado. E foi um pouco contra a corrente do jogo que João Moutinho respondeu da melhor forma a uma investida de Abel pelo lado direito, marcando um golo de belo efeito. Alvalade explodiu e a Liga dos Campeões estava cada vez mais perto. A vantagem alcançada poderia ter sido inclusive dilata, mas Deivid não teve arte para fazer mais, falhando à boca da baliza, um golo fácil. A partir daí, o Braga cresceu e notou-se claramente que os jogadores do Sporting precisavam de intervalo. Até ao fim da 1ª parte, destaque para um lance perigoso de João Tomás (talvez em posição irregular) que podia ter feito mais e melhor na pequena área.

O início da 2ª parte coincidiu com o pior momento do Sporting. Os nossos atletas pareciam demasiado agarrados ao resultado, enquanto a troca de bola dos jogadores bracarenses eram suficientes para chegar com facilidade ao último reduto leonino. Todavia, e talvez entusiasmados com as movimentações na bancada que nos faziam perceber que a Liga dos Campeões era uma realidade, "a coisa" mudou. Voltámos a ir para cima do Braga, através das grandes exibições de Moutinho, Tello e Custódio e o score podia ter sido aumentado não fosse Nani lento demais dentro da área após um falha de Paulo Santos. Já Liedson fez tudo bem...o fantástico remate é que saiu por cima. Do lado do Braga, João Tomás (belo jogador!) era o mais inconformado.
O jogo acabaria pouco tempo depois e houve festa em Alvalade. Foi um belo feito, que a todos sabe a pouco, mas que nos alegra efectivamente até porque já merecemos uma alegria: jogadores, equipa técnica e... adeptos! Os melhores do Mundo!


(imagem maisfutebol.iol.pt)

Leão a Leão

Ricardo (3) - Seguríssimo. Poucas vezes chamado a intervir, opôs-se sempre com qualidade aos remates de João Tomás. Só uma falha num cruzamento.
Abel (4) - Provou mais uma vez que merece continuar de leão ao peito. Preponderante no lance que deu golo, o rápido Matheus deu-lhe, na 2ª parte, água pela barba. Mas para passar por Abel, não basta ser-se bom.
Caneira (4) - Não me esqueço de tudo aquilo que escrevi sobre a sua vinda, nem de tudo aquilo que fez quando saiu do Sporting. Mas também não me esqueço da enorme época que fez e da mais valia que é e que espero que continue a ser na próxima época. Mais uma vez, passeou a sua classe no relvado.
Hugo (3) - A bola parece que lhe queima nos pés, a classe não é muita. Mas ninguém pode dizer que não cumpriu com o que lhe pediram. Não inventou e, quando assim é, as coisas correm melhor.
Tonel (4) - Grande exibição. Apesar de João Tomás ter criado perigo, Tonel nunca perdeu directamente um lance para este.
Custódio (4) - Talvez a melhor exibição da época. Fundamental na luta do meio campo, ganhou muitas bolas, saiu muito bem a jogar.
Moutinho (5) - Não tenho mais adjectivos para o caracterizar. Quem me conhece, sabe a minha admiração por este "puto". Enfim... levem-no ao Mundial e metam o rapaz a jogar de início... Ah, e foi o melhor jogador do Sporting! Fenomenal!
Nani (4) - Está provado que no meio campo, encostado ao lado direito, a falso extremo, se sente como peixe na água. Fez um bom jogo, com mais objectividade que o que é costume. Tem muito para evoluir ainda e isso é prometedor.
Tello (4) - Fica a ideia, repito, que podia ter dado muito mais ao Sporting. Finalmente a jogar na sua posição de origem, Tello provou que pode e sabe fazer muito mais do que tem feito nos últimos 6 anos.
Deivid (2) - Novamente o elo mais fraco. Segura bem os defesas, mas muitas vezes falha domínios de bola fáceis, pausa muito o jogo... E ontem voltou a falhar mais um golo que não era difícil.
Liedson (4) - Um "vulgar jogador" que, mesmo lesionado, é, de longe, o melhor avançado da Superliga. Não marcou, mas fez mais um grande jogo.
Miguel Garcia (3) - Entrou a meio da segunda parte e este impecável no centro da defesa.
João Alves (2) - Entrou para segurar o meio campo mas nada de muito relevante fez.
Douala (-) - Esteve em campo durante os descontos.

Paulo Bento - Fez um trabalho extraordinário! Pegou numa equipa esmigalhada pelo "Assassino de Coruche" e chegou-nos a fazer sonhar com o título. Ontem, mais uma vez, adoptou o esquema que acho que melhor se adequa ao nosso plantel. Nota 4! (o 5 será quando formos campeões na próxma época!)

O árbitro
Jorge Sousa - Não fez uma grande arbitragem, não senhor. Felizmente, sem influência no resultado. Nota 3.

Concluindo: acabamos a época num justo 2º lugar. Obviamente que sabe a pouco, mas não nos podemos esquecer do trio "Peseiro - Dias da Cunha - Paulo de Andrade" que (não digo que voluntariamente) deram quase 10 jornadas de avanço aos adversários. Encaremos agora a Liga dos Campeões com competitividade, ambição, mas humildade.

A todo o Mundo Sporting ( jogadores, treinadores, estádios onde jogámos, Tó, Mário, Lúcia, Branco, JUVE LEO, Duxxi, TV, adeptos leoninos, a "minha"/nossa Porta10A, todos os nossos visitantes, etc, etc, etc) obrigado por mais uma época de paixão, fanatismo, sofrimento e alegria! Sempre...PELO MEU SPORTING!

FORÇA SPORTING!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário