Sporting 0, Bayern 1 - Crónica

Infeliz o Sporting, nesta noite europeia. Alvalade vestiu-se de gala para receber os campeões alemães, uma festa bonita, todos acreditavam na vitória e na passagem à liderança do grupo.

O Sporting alinhou com Ricardo na baliza, Caneira, Tonel, Polga e Tello no sector defensivo, M. Veloso, C. Martins, Nani e J. Moutinho no losango do meio-campo, Liedson e Alecsandro como linha avançada.

O jogo começou com uma super-pressão dos alemães - a consistência e coesão do meio campo do Bayern e um poderoso triângulo ofensivo constituído por Santa Cruz, Pizarro, e Podolski fez com que os jovens leões andassem quase 20 minutos às aranhas.  Sporting não se conseguia libertar do sufoco e por três vezes os alemães criaram perigo junto às redes leoninas (numa delas, Caneira comete mesmo falta sobre Pizarro, dentro da grande-área).

O golo alemão surgiu da forma que menos se esperava: falha de cobertura de Carlos Martins na zona central, Schweinsteiger recebe a bola, tem tempo para preparar o remate e desferir um pontapé, a 35 metros, para dentro da baliza de Ricardo. Por muito efeito que a bola tenha ganho, fica a sensação que o guardião leonino poderia ter feito mais.

Este golo teve o efeito de despertar o leão que, afiou bem as garras e encurralou o Bayern no seu reduto. Nani trocou com Martins, que por sua vez ia trocando com Moutinho, e o Sporting só ganhou com esta "descomplicação" da zona central. Carlos Martins, Liedson, Alecsandro e Polga testaram a atenção de Kahn, que no fim da primeira parte, já era o melhor em campo.

Ao intervalo Paulo Bento fez entrar Yannick para o lugar de Carlos Martins e o Sporting ganhou outra raça. Na primeira vez que toca na bola, Yannick arranca a expulsão a Schweinsteiger, que viu o segundo amarelo por rasteirar o avançado leonino.

A partir daqui só deu Sporting. Tello, que não teve de defender na segunda parte, deu uma ajuda importantíssima no ataque, certo nos cruzamentos do lado esquerdo e rematando muito.

Com a saída de Alecsandro para a entrada de Bueno, o Sporting perdeu algum poder de fogo: as boas movimentações do avançado uruguaio não chegam, é preciso mais. O Sporting bem tentava - Polga chegou mesmo a enviar uma bola ao poste, Yannick fintou 3 alemães e rematou fraco e à figura - mas a bola não entrava.

O jogo viria a terminar com Tonel a ponta-de-lança, mas com um nulo no marcador leonino. Uma derrota que não apaga a boa exibição do Sporting, que saiu de Alvalade como entrou: com 4 pontos, no segundo lugar do grupo e debaixo de muitos aplausos por parte dos seus adeptos.

Tello e Moutinho foram os melhores do Sporting, enquanto que os destaques pela negativa vão para Bueno, que não trouxe nada de novo à equipa, e Paulo Bento (desta vez não consegui perceber mesmo aquela substituição).

Dia 31, com o Porta 10A nas bancadas do Allianz Arena, ajustaremos contas! Força Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário