Entrar com o pé direito!



Sporting C.P. 3 (Nani 64', Deivid 66' e 90) - Boavista F.C. 2 (Zé Manuel 17' e 91)

A ganhar! Foi assim que o Sporting começou a época oficial 2006/07. O jogo foi complicado, o adversário não era fácil, mas, felizmente, os nossos leões conseguiram levar de vencido o sempre difícil Boavista.

E o primeiro 11 oficial foi: Ricardo; Abel, Polga, Tonel, Caneira; Custódio, Moutinho, Carlos Martins, Romagnoli; Liedson e Carlos Bueno.

Como vem sendo hábito nesta temporada, o Sporting começou mal! Mal demais. Mal ao ponto de não conseguir trocar a bola, mal ao ponto de não fazer pressão, mal ao ponto de ver o Boavista instalar-se no meio campo leonino e jogar a seu bel-prazer. Daí, a inevitabilidade do primeiro golo do desafio, apontado por Zé Manel, após uma bela assistência de Custódio e com a colaboração de Polga. A partir daí, e porque estávamos a jogar contra o Boavista, começou o festival do... anti-jogo! Lentos, lentinhos, os jogadores axadrezados tudo faziam para tentar atrasar o jogo. Felizmente, Lucílio Baptista não deixou, começando, e bem, a amarelar os que queria queimar tempo. Infelizmente, não viu aos 35 minutos, Cissé varrer Liedson na área, não marcando assim pénalti a favor da equipa da casa. Quanto ao futebol jogado no relvado: paupérrimo! Abel não acertava uma, Custódio era um jogador a menos, Romagnoli não tocava na bola, Carlos Bueno, apesar de mexido, com a bola nos pés, cotava-se como um dos melhores defesas dos forasteiros. Só a 15 minutos do intervalo, os leões se começaram a soltar, muito graças a Carlos Martins, Moutinho e Liedson.

Ao intervalo, Paulo Bento viu aquilo que todos estavam a ver: Custódio e Abel não podiam continuar em campo. Para os seus lugares, entravam Nani e Ronny. Em boa hora o fez...

A segunda parte, começou com gás leonino, muito por culpa de Nani (em grande forma), e o jogo passou a decorrer unicamente no reduto axadrezado. Mas o momento do jogo foi a entrada de Deivid, ao minuto 58. Por esta altura já Romagnoli enchia o campo, Moutinho recuado fazia mais com um pé do que Custódio com dois, o Boavista "perdia" Carlos Bueno, Ronny e Nani faziam a cabeça em água à ala direita boavisteira e Liedson revelava-se um quebra cabeças. Mas Deivid foi a peça chave! E começou a resolver a partir do minuto 64, quando endossou o esférico para Nani, que empatou o jogo com um remate rasteiro à entrada da área. Passados 2 minutos e, porque se queria despedir em beleza, após cruzamento de Ronny, efectua um espectacular cabeçeamento e... 2-1 para o Sporting! A partir daqui, futebol de primeira categoria. Os jogadores do Baovista, citando o saudoso Perestrelo, pareciam "baratas tontas" atrás da bola, atrás de Romagnoli, atrás de Nani... Ricardo Sousa, talvez farto de estar há um minuto em campo e de se aperceber que não iria levar dali "grande coisa" ainda pontapeou Carlos Martins quando este estava no chão. Vermelho directo, pois claro! E o 3-1 não aconteceu mais cedo porque Pipi rematou ligeiramente ao lado, num fabuloso lance de envolvimento leonino e porque Liedson acreditou pouco que William estava em noite não. Já Deivid não esteve para aí virado e, após mais uma falha do camaronês, fez o 3-1, matando o jogo (pensava eu...). Porém, devia-me ter lembrado que sou do Sporting, logo tinha de sofrer até ao fim. Assim quer o Destino, assim quis Zé Manel, assim quis... Ricardo! E o Sporting estava de novo a vencer apenas pela margem mínima. A partir daqui, sabia que o jogo não acabava sem o susto monumental. E Carlos Martins, mortinho por me dar razão, tentou isolar Fary. Felizmente Tonel não deixou. O jogo acabou, eu com o "credo!" na boca mas... o Sporting com os 3 pontos!

Leão a Leão

Ricardo (2) - Sem hipóteses no primeiro golo, mas com muitas hipóteses no segundo. Um "frango"! Bem a negar o golo a Fary, quando o jogo estava ainda em 2-1.
Abel (1) - O amarelo visto logo aos 4 minutos condicionou, e de que maneira, a sua actuação. Não acertou uma e realizou o seu pior jogo com a camisola do Sporting.
Polga (3) - Exibição em crescendo, tal como a da equipa. Mal no lance do primeiro golo.
Tonel (3) - Bela exibição, sempre muito seguro.
Caneira (2) - Mal na esquerda, na primeira parte. Melhor na direita, na segunda. Não deslumbrou, longe disso.
Custódio (1) - Exibição horrível, sem nexo, sem chama, sem cabeça, sem... ninguem para marcar.
Moutinho (3) - Perdeu-se na primeira parte na barafunda que foi o meio campo leonino. Após o intervalo, numa posição onde lhe falta poder de choque, jogou e fez jogar.
Carlos Martins (3) - O menos mau nos 45 minutos iniciais e, ao mesmo tempo, o menos exuberante na segunda metade. Mesmo assim, bom jogo.
Romagnoli (4) - Se no primeiro tempo, não se viu, ou viu-se pouco, na segunda parte "partiu a loiça toda"! Grande exibição.
Liedson (3) - Não marcou, mas deu a marcar. Boa exibição do baiano que se continua a sacrificar pela equipa.
Bueno (1) - Mal, muito mal. Bom a jogar de cabeça, a abrir espaços. Mas com a bola nos pés... socorro! Esperemos que tenha sido um dia mau.
Ronny (3) - Ofereceu ao flanco esquerdo o dinamismo que Caneira nunca lhe tinha dado. Entrada feliz do jovem brasileiro.
Nani (4) - A jogar assim será titular de caras. Velocidade e criatividade marcaram a sua exibição. Da sua autoria o golo do empate.
Deivid (4) - Fez mais numa noite do que numa época inteira. Correu, veio atrás, soltou bem a bola, marcou e... marcou! Este Deivid, do jogo com o Boavista, deixa saudades. O melhor em campo.

Paulo Bento (3) - Mal na abordagem ao jogo. Abel ainda está em baixo de forma e Custódio, a jogar assim, não tem valor para ser titular, pelo menos para já. Já com os "putos" em campo, vimos durante meia hora o "verdadeiro" Sporting, aquele com que contamos para muitas alegrias. A melhorar os processos defensivos da equipa.

O árbitro - Lucílio Baptista (3)
Arbitragem normal, com alguns erros menores. Anormais, ou talvez não, os comentários da "fotocópia mal tirada" (ou o ex-vocalista dos Ban) e do interino Barny... De realçar apenas, o lance em que não ajuizou penalti sobre Liedson, quando tal se justificava.

Momento do jogo
Minuto 58 - Entrada de Deivid. Quem diria que se ia despedir assim?

Positivo
Segunda parte - A entrada de Ronny, Nani e Deivid conferiram uma outra vivacidade ao nosso futebol. Tabelas, desmarcações, remates, golos... O que se pede a este Sporting!

Negativo
Meio campo defensivo - Demasiado macio. Com Custódio, foi o descalabro. Com Moutinho, enquanto a equipa atacava, a equipa não se ressentia. Quando não se tinha a bola, ninguém fazia pressão e os jogadores do Boavista, jogavam à frente da nossa grande área como queriam. Inadmissível sofrer dois golos praticamente iguais.

Conclusão - Boa vitória, com rasgos de bom futebol. Mas ainda há muito trabalho a fazer...

Sem comentários:

Enviar um comentário