Aproximam-se grandes decisões! Não só a nível directivo, como é o caso da Assembleia Geral de hoje, como também no tocante à área desportiva. O Sporting Clube de Portugal vai, nos próximos dias, jogar decisivas cartadas que podem provocar alterações de base na estrutura do clube. Sendo certo que a grandeza do nosso clube não, ou o seu futuro, não se esgota na conquista, ou não, de um Campeonato ou de Taça, o futuro do Sporting pode muito bem passar pela mesma. É este o tema do minha crónica desta semana: "O que será do Sporting?"
Futebol
Paulo Bento conseguiu um milagre. Goste-se ou não do estilo de jogo que a equipa pratica, aprecie-se ou não a frontalidade/vocabulário básico do treinador, critique-se ou não ou seu penteado. O ex-médio do Sporting, pegou numa equipa completamente dilacerada pelo "Trio Odemira" composto por Peseiro, Paulo de Andrade e Rui Meireles (com funções numa área que desconhecia), bastante atrasada em relação aos rivais, com problemas de balneário que nunca mais acabavam, com um plantel super desiquilibrado e, acima de tudo, de rastos psicologicamente.
E que fez Paulo Bento? Acabou com vedetismos, "marimbou-se" para o pseudo "futebol espectáculo" do derrotado de Coruche e colocou a equipa acima de qualquer outra coisa. Fazendo-se rodear de um homem de feitio duvidoso, mas que percebe muito de bola (Carlos Freitas), em pouco mais de 4 meses, Paulo Bento colocou o Sporting a depender só de si no que toca à luta pela conquista do Campeonato Nacional e nas meias finais da Taça de Portugal. Um feito que quase nenhuns pensavam ser possível.
Chegando até aqui, resta-me perguntar "e agora, Sporting?". Sinceramente, acho a conquista do Campeonato super difícil! Jogos fora com o Leiria e o Guimarães, antes da recepção ao F.C. Porto levam-me a crer que só um Grande Sporting poderá ser campeão nacional. Apesar de acreditar nessa possibilidade, creio que o nosso principal rival está em (clara) vantagem. Para a Taça,a sorte foi madrasta. O adeversário era o pior de todos e o jogo será fora. Não é fácil, mesmo nada, bater o FCP no seu reduto.
Podemos estar outra vez na possibilidade de perder importantes competições no fim da época? Sim, podemos! Mas, caso aconteça, não será como no ano passado. Este ano, já fomos ao Inferno, passámos lá um bom bocado, e voltámos a aparecer quando ninguém dava nada por isso. Daí que este contra-relógio para atingir o Céu seja algo de extrema dificuldade. Contudo, na minha opinião, a continuar assim, quer ganhemos ou não alguma competição, Paulo Bento está a ser um verdadeiro herói: devolveu a alma ao Sporting!
Assembleia Geral
Mas a alma do Sporting não são só duas balizas, uma bola e onze para cada lado. Realiza-se hoje, a tão aguardada Assembleia Geral. Na minha opinião, a proposta de Soares Franco ("alienação de património não desportivo com opção de recompra") vai passar. E por vários motivos!
- Apesar de não estarmos em campanha, nunca houve da parte da oposição qualquer proposta melhor;
- Quem olha para um Alvaláxia e vê o actual estado daquilo, vai querer mudá-lo (não estou a dizer que a venda é a melhor opção).
- É sabido que o Sporting está nas mãos dos bancos (foi dito por vários "notáveis", desde Dias da Cunha a Soares Franco). Não havendo dinheiro para cumprir com as obrigações, o que poderá ser feito?
Estes são alguns dos trunfos de Soares Franco. Contudo, nem tudo são rosas para este senhor. O seu conhecido amor ao futebol, aliado ao desprezo pelas modalidades é, neste momento, o seu grande "calcanhar de Aquiles". Não percebo, ao mesmo tempo, a constante "benfiquização" do seu discurso. Por explicar está também o porquê do Sporting não ter disponibilizado a todos os sócios e accionistas uma auditoria das contas por forma a explicar a urgência da venda de tal património.
A Assembleia de hoje toma então um papel vital. Exige-se bom senso de ambas as partes. Soares Franco terá de perceber que o Sporting é um clube eclético (choca-me ouvir Miguel Maia dizer que neste momentos somos o menos eclético dos 3 grandes) e que o seu discursode guerrilha e de chantagem não o leva a lado nenhum. A oposição tem de deixar de ser hipócrita, referindo que o Sporting pode/deve andar afastado dos bancos. Todos sabiamos, a partir do momento em que se instituiu uma SAD, o que é que iria acontecer. Resta-me apenas apelar a todos os presentes (infelizmente, não serei um deles) que se comportem com... Sportinguismo! Sei que sabem o que estou a dizer!
Sobe e Desce da Semana
Sobe - João Moutinho
É raro o jogo em que este miúdo não parte a loiça toda. É uma das figuras do Sporting, actual, um verdadeiro leão, o futuro Médio da Selecção Nacional. Espero que o clube consiga manter este... património.
Desce - Romagnoli
O argentino é bom. Disso ninguém duvida. Tem boa visão de jogo e técnica apurada. Contudo teima em não agarrar o lugar. Esta semana então correu-lhe particularmente mal. Se contra o Boavista não saiu do banco, em Coimbra jogou (e bem mal...) só 45 minutos.
Reflexão da Semana
Deixo só uma pequena pergunta e agradeço a todos os que a lerem que me tentem responder na caixa de comentários. Então cá vai, para quem souber:
- O que se passa com Dias da Cunha?!?!?!?!
Frase da semana
"Quero que o Barcelona ganhe a Liga dos Campeões!"
Ricardo Quaresma, jogador do FCP, em entrevista ao jornal "Sport".
Foto da Semana
"Só" porque é uma semana fundamental na história do Clube que alguém ousou criar...
Até para a semana! (de preferência com 58 pontos e... na final da Taça.)
Sem comentários:
Enviar um comentário