C.F. "Os Belenenses" 0 - Sporting Clube de Portugal 0
Vou tentar ser directo! Sobre o jogo há pouco, muito pouco a dizer. Exibição penosa, atitude deprimente. Jogadores sem qualidade, treinador "verdíssimo", direcção mentirosa e estrutura futebolística incompetente: é isto que é este Sporting! Mas isso ficará para o fim da análise...
Vamos ao jogo! O Sporting entrou em campo com Tiago na baliza, na defesa Ronny, Tonel, Polga e Caneira; meio campo com Custódio (trinco), Farnerud e Martins (médios interiores) e Moutinho; na frente, Alecsandro e Liedson. Foi este o 11 que Paulo Bento escolheu para empatar a zero em Belém, numa exibição vergonhosa. Permitam-me analisar o 11 e o esquema táctico, humildemente, sabendo que de futebol sei muito pouco! O guarda-redes, face à ausência de Ricardo, justifica-se. Caneira, Tonel e Polga, também! Agora, Ronny? Um jogador de 20 anos, extra-comunitário, que não sabe defender? Que, tirando um golo marcado à Naval, não fez nada no Sporting? Mal, Paulo Bento! Sigamos para o meio campo, e eis que chegamos ao delfim Custódio! Atrevo-me a dizer que era mais jogador há 4 anos do que agora. Não faz um passe para a frente, não ganha uma bola. E quem estava no banco? Miguel Veloso! Mal, Paulo Bento. Depois os médios interiores... Esta táctica com médios interiores tinha um piadão quando havia no plantel um Rochemback, um Hugo Viana, um Pedro Barbosa etc, etc. Verdadeiros craques (que também nada ganharam...)! Com jogadorzecos, certinhos, que trocam bem a bola... não me lixem! Querem o quê? Ser campeões com um Farnerud (ex nº10 dum clube que desce de divisão em França) a jogar a médio interior? Não me parece... A seu lado, Carlos Martins! Já ouvi de tudo: que andava na droga, que só queria noite, que era um génio, que era um revoltado... Para mim é, simplesmente, parvo! Teve tantos jogos bons no Sporting em 4 ou 5 anos, como paragens cerebrais e lesões! A de Belém (sem querer fazer juízo da sua intenção...ou falta dela) era mais do que suficiente para ficar uns bons meses sem jogar no Sporting. Estou farto do seu discurso lamechas, das suas atitudes ridículas e das suas lesões. É do Sporting? Eu também... E no meio disto tudo, o único que se aproveita, o grande João Moutinho, joga fora da sua posição. Mal, Paulo Bento. Na frente ao lado de um dos melhores jogadores que já vi jogar no Sporting, anda uma bola chamada Alecsandro que de futebol pouco sabe. Menos do que ele, sabe Carlos Freitas que o foi buscar... Dado que as coisas estavam a correr mal, o que é que se faz? Simples! Tira-se o Farnerud (jogador banal, a jogar fora da sua posição) e coloca-se em campo um ponta-de-lança a jogar a médio, Djaló. Mal, Paulo Bento. Como Carlos Martins (para além da nula produtividade futebolística) começava a revelar a sua estupidez (que muitos chamam raça ou Sportinguismo), seria substituído por Pereirinha (seria, se não se tivesse lembrado de se expulsar). E quem é Pereirinha? Pode ser um futuro Maradona, mas o clube em que o treinador é obrigado a lançar um puto de 18 anos, que nunca jogou com a equipa, é um clube, no mínimo... caricato. Com 10 (e aqui agradeço a Carlos Martins) o Sporting soltou-se e a entrada de Veloso (que nunca devia ter ido para o banco) ajudou a que o Sporting deixasse de ser sufocado por um Belenenses medíocre.
Foi isto o jogo... Ah, e o Custódio fez um remate aos 80 minutos.
Não vou fazer avaliações individuais. A defesa esteve bem (tirando o Noddy) e Liedson foi fantástico. O resto esteve entre o 0, o 1 e o 2.
Quanto a Paulo Bento, que fique desde já assente a minha posição neste momento: não sou a favor do seu afastamento! Acho que não é mau treinador (não é, nem nunca foi o Mourinho que quiseram fazer dele), tem de rever urgentemente o esquema de jogo e tem de esperar que o seu grande amigo Carlos Freitas tenha uma trombose e se afaste do clube de Alvalade. A rotatividade não se justifica, é um birra de treinador novo, levado aos píncaros pela comuniação social, e que está a prejudicar ferozmente os interesses da equipa. Sou capaz de dar a mão à palmatória e dizer que, se Paulo Bento fosse afastado, existiriam motivos para tal. Mas tenho a certeza que NADA mudaria no Sporting.
O plantel é fraco! Demasiado fraco! Jogadores com qualidade para pegar de caras só encontro: Ricardo, Caneira, Abel, Tonel, Polga, Veloso, Moutinho e Liedson. Nani, Djaló e Pereirinha, bem trabalhados, podem-se juntar a este grupo. De resto, só jogadores banais: uns mais banais (Alecsandro, Ronny, Romagnoli...) que outros (Martins, Paredes, Farnerud...), mas, repito, banais!
Peço então que se atente no trabalho de Carlos Freitas este ano (sim, estou para malhar nele hoje...)! Reforços: Caneira, Abel, Farnerud, Bueno, Alecsandro, Paredes. Tirando os dois defesas, NADA foi acrescentado ao plantel. E podia estar aqui a escrever uma lista de jogadores, trazidos me condições duvidosas, sem o mínimo valor para jogar no Sporting. É um incompetente... ponto final!
Antes de concluir queria apenas ressalvar que estou satisfeitíssimo com esta "equipa europeia", deste "projecto europeu", prometido por Soares Franco...
O Sporting está pelas ruas da amargura... O Sporting Clube de Portugal talvez não volte a ser aquilo que era, que aproximava os adeptos. E ainda me dizem que a cabeça de Paulo Bento é que deve rolar?
Com isto tudo, final da primeira volta, a 7 pontos do primeiro, pressionados pelo terceiro, com deslocações de cortar a respiração e um "balneário jovem" (que orgulho...) a dar mostras que a sua puberdade ainda não acabou...
Aproximam-se tempos difíceis. É fundamental que todos se unam. Pois só se a raiva que nos comandou no ano passado à discussão pelo título, pode voltar a salvar-nos!
Mesmo assim, FORÇA SPORTING!!! (seja lá o que isso for...)
Sem comentários:
Enviar um comentário